Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa para cristãos em todo o mundo

O ápice acontece no Tríduo Pascal, quando os fiéis recordam o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Publiciado em 24/03/2024 as 10:00
Arquidiocese de Aracaju/ Reprodução

O Domingo de Ramos, comemorado neste 24 de março, marca o início da Semana Santa para os cristãos. Nesse dia, a Igreja Católica relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém após o período no deserto. O ápice acontece no Tríduo Pascal, quando os fiéis recordam o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição.

Segundo a Arquidiocese de Aracaju, o verdadeiro sentido teológico da Semana Santa consiste na celebração do Mistério Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. E para comprovar tal afirmação, eis um texto bastante eloqüente da Sagrada Escritura: “O Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão a morte e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, açoitá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia, ressuscitará” (Mt 20, 18-19).

Destino dos ramos

Está no costume da Igreja usar dos ramos abençoados neste dia para que, depois de secos, sejam queimados e usados na quarta-feira de cinzas. Muitos de nossos avós tinham também a tradição de queimá-los quando chegava o tempo de colheita, quando se aproximava uma tempestade ou ainda queimavam em torno de casa ou do local de trabalho para livrar de pestes e bichos peçonhentos. Nesses gestos todos está a fé de que a bênção de Deus está presente nos ramos e é Ele o Senhor do tempo e da história.

Fonte: Destaque Notícias