Procissão do Fogaréu vai marcar a Quinta-feira Santa em São Cristóvão

O evento vai contar com a participação de cerca de 250 homens e será iniciado às 18h com uma missa celebrada na Igreja Nossa Sra. da Vitória, na Praça da Matriz.

Publiciado em 28/03/2024 as 17:00
Heitor Xavier/ PMSC

A Procissão do Fogaréu, um dos mais importantes eventos religiosos de Sergipe, vai acontecer em São Cristóvão no dia 28 de março, data que marca a Quinta-feira Santa. O evento vai contar com a participação de cerca de 250 homens e será iniciado às 18h com uma missa celebrada na Igreja Nossa Sra. da Vitória, na Praça da Matriz. Logo após, os fiéis percorrem as ruas do Centro Histórico, a partir das 21h, em uma procissão iluminada por tochas.

Durante o percurso, que vai passar pelas praças do Carmo e São Francisco, são encenados atos da Paixão de Cristo como a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição a Cristo e a condenação de Jesus.

O evento é realizado de forma independente por uma comissão conhecida como G12 (grupo formado por homens, que encenam momentos que antecedem a crucificação de Jesus), e conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão que fornece apoio logístico, estrutura e divulgação. Com a disponibilização de recursos como sonorização, iluminação, os tablados utilizados no cenário da encenação, geradores e estrutura para o isolamento do trajeto da encenação, a gestão municipal auxilia a manter viva a tradição do evento, como as chamas das tochas que marcam a procissão.

Manoel Muniz, um dos membros do grupo organizador conta como é feita a preparação para realizar o espetáculo todos os anos: “É um trabalho feito com muito esforço. Nós realizamos os ensaios duas vezes na semana, mesmo lidando com a necessidade de disponibilidade de todos. Fazemos um ensaio para a Procissão e contamos com pessoas inteiramente dedicadas a construir esse evento tão bonito”, explicou.

A diretora-presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur) , Paola Santana, destaca o compromisso da gestão municipal com a realização dos eventos tradicionais na cidade, como as celebrações religiosas que fazem de São Cristóvão o grande pólo do turismo religioso em Sergipe. “Esse tipo de celebração para além da demonstração de fé das pessoas, coloca a cidade em evidência, joga luz em seu patrimônio arquitetônico e na sua história secular. Além de oxigenar o comércio local. É a fé que move as pessoas e que move o município inteiro”, concluiu Paola.

Tradição

A Procissão do Fogaréu foi trazida pelos franciscanos portugueses e desde o século XVIII faz parte do calendário cultural do município. Vale frisar que no ano de 1963 aconteceu uma interrupção do evento, por ordens de Frei Fernandes, que justificou, na época, a não compreensão da simbologia por parte dos homens que participavam do séquito. A retomada da tradição do Fogaréu aconteceu em 1978, e, desde então, a mobilização popular ocorria ininterruptamente. Entre 2019 e 2022, no entanto, a organização do evento foi suspensa, por conta da pandemia da covid-19 e retomada no ano passado.

Fonte: PMSC