Milhares de pessoas participam da Romaria de Senhor dos Passos em São Cristóvão

Esta é uma das mais tradicionais celebrações religiosas de Sergipe.

Publiciado em 26/02/2024 as 08:00
Kedma Ferr/ TV Sergipe

Neste domingo (25), milhares de fiéis lotam as ruas da quarta cidade mais antiga do Brasil, São Cristóvão, para uma das mais tradicionais celebrações religiosas de Sergipe, a Romaria de Nosso Senhor dos Passos.

Esta é uma festa que teve início, após a imagem do santo ter sido encontrada dentro de um caixote, que boiava na costa sergipana. Em entrevista ao g1, o historiador e diretor do Arquivo Municipal de São Cristóvão, Adailton Andrade, contou que o caixote havia ficado à deriva, depois que o uma embarcação naufragou, e que nele, havia uma inscrição com o nome ´São Cristóvão de Sergipe Del Rey’.

“Assim como chegavam mercadorias em São Cristóvão, pelo Rio Paramopama, em embarcações menores, chegou esse caixote, no Porto das Pedras, onde hoje é o Povoado Pedreiras. Quando abriram o caixote, lá estava a imagem de Nosso Senhor dos Passos, que na verdade é formada, pela cabeça, as mãos e os pés. O corpo é formado por uma armação de tecido”, detalhou.

Segundo Adailton Andrade, a imagem foi entregue na Igreja Matriz, que na época, era chefiada por um padre da ordem carmelita. Tempos depois, optou-se por levar a imagem para Igreja do Carmo Menor, onde já ficavam imagens ligadas à via crúcis, como o Senhor Morto e Nossa Senhora da Boa Morte. A imagem permanece no local até hoje.

“A partir daí, começa-se a criar uma devoção ao Nosso Senhor dos Passos e foram iniciadas as primeiras romarias, que a cada ano foi crescendo. Vem gente de todo estado, principalmente da região Agreste e do município de Lagarto”, contou.

Anexo à Igreja do Carmo está o museu dos ex-votos, um dos locais mais visitados durante a festa. O historiador ainda lembrou que durante as romarias, criou-se a tradição de levar imagens de partes do corpo, onde as pessoas necessitavam de cura, como uma promessa ao Senhor dos Passos. Ao serem cumpridas, se tornavam ex-votos. Além de partes do corpo, as pessoas costumam levar chave, quando conseguem uma casa própria, além de outros objetos que representam a graça alcançada.

A romaria acontece sempre na quaresma e o ponto alto é a procissão do encontro, que acontece no final da tarde do domingo, quando as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, São levadas para Praça São Francisco, principal ponto turístico de São Cristóvão. No local, é feito o Sermão do Encontro e o Cântico da Verônica, em latim. O momento relembra o episódio, onde segundo a igreja católica, uma mulher encontra com Cristo durante a via crúcis, e enxuga o seu rosto com um véu.

A romaria, que chega a atrair mais de 70 mil pessoas, é patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado de Sergipe.

Fonte: G1 Sergipe