São José é festejado nesta terça-feira

Nas tradições católicas, São José é considerado o santo padroeiro dos trabalhadores

Publiciado em 19/03/2024 as 07:00
Arquidiocese de Aracaju/ Reprodução

Os católicos festejam nesta terça-feira (19), o Dia de São José, considerado o Patrono da Igreja Universal. A crendice popular afirma que quando chove no dia de São José o inverno é muito bom e o homem do campo colhe uma excelente safra agrícola. Embora esse saber não seja considerado pela ciência como verdadeiro, ele é similar ao saber científico. Para o sertanejo, o conhecimento prático é o verdadeiro. Ele faz a leitura do universo, a partir do conhecimento cotidiano sem as bases colocadas pela ciência.

Não se pode desprezar essa possibilidade de verificação e explicação do universo retiradas do dia-a-dia do homem do campo. Tal como os meteorologistas que fazem suas previsões através da leitura das condições atmosféricas, da temperatura da superfície dos oceanos, condições dos ventos e outros fenômenos naturais, o sertanejo tem seus métodos próprios para fazer a previsão do tempo.

Padroeiro dos trabalhadores

Nas tradições católicas, São José é considerado o santo padroeiro dos trabalhadores e está associado a vários dias de festa. O papa Pio IX declarou-o patrono e protetor da Igreja Católica, além de patrocinar os doentes e uma morte feliz, devido à crença de que ele morreu na presença de Jesus e Maria. Na piedade popular, José é considerado um modelo para os pais e também se tornou patrono de várias dioceses e lugares.

Santo bom de inverno

“Meu divino São José; aqui estou a vossos pés; dá-nos chuva com abundância; meu divino São José.” Os versos da música (oração) de Maria Bethânia refletem bem o sentimento dos nordestinos para o dia 19 de março.

Conforme a crença popular, se chover no dia 19 de março, data em que se celebra São José o inverno tende a ser próspero e a colheita no campo farta. Os agricultores atribuem as bênçãos ao pai de Jesus Cristo, mas a meteorologia constata que o dia 19 de março é a data limite para início das chuvas de inverno. “A gente planta mesmo sem chuva, porque acredita que São José vai fazer a plantação crescer”, afirma o agricultor Manoel Dantas e Silva.

Fonte: Destaque Notícias