Unit reforça interação de empresas com cursos do Projeto Inova
Escritório de Empresas formado por professores com experiência no mercado vai acompanhar demandas do setor produtivo, que podem resultar em projetos práticos desenvolvidos por alunos e docentes
Empresas, ONGs e instituições do estado de Sergipe terão uma relação ainda mais próxima com os cursos da Universidade Tiradentes (Unit), através do Projeto Inova Tiradentes. O modelo educacional baseado na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) passará a contar a partir desta segunda-feira, 19, com um Escritório de Empresas, formado por professores representantes de cada um dos nove cursos componentes do projeto (Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Administração, Engenharia Mecânica, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição). O objetivo é intermediar demandas de empresas e instituições parceiras, que possam ser utilizadas no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão realizados pelos estudantes de cada curso.
A iniciativa reforça um dos principais diferenciais da Unit, que é a preparação e inserção do aluno no mercado de trabalho. Ela também insere as empresas em um novo modelo de aprendizagem, que envolve também os professores, os colaboradores e toda a instituição. “Vamos precisar dos projetos que as empresas demandam para nós aqui e que a gente vai colocar dentro de sala de aula para esse aluno produzir o projeto e devolver a solução para a empresa. Para isso, a gente precisa da empresa próxima e teremos um grupo de professores que vão fazer a ponte entre a universidade e as empresas, para que essa relação seja a mais organizada possível e que a gente consiga dar respostas para os alunos”, afirma o vice-reitor da Unit e diretor-executivo do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior.
O grupo de professores vai atuar em parceria com o Unit Carreiras, núcleo de carreiras e empregabilidade que também atende a todos os outros cursos da instituição. Segundo o coordenador do Escritório de Empresas, professor Douglas de Moura Andrade, o Carreiras faz o levantamento das demandas diretamente junto às empresas e, a partir desse primeiro contato, abre caminho para que o Escritório faça a gestão e a execução dos projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos do Projeto Inova.
‘Um exemplo: você chega numa indústria que tem uma demanda lá de logística. E aí, em comum acordo com a empresa, você pega essa demanda e traz para trabalhar com o aluno aqui dentro da Universidade. Esse aluno vai na empresa obter detalhes desse caso e no final do período é feito um todo um trabalho que é apresentado para empresa e também aqui dentro da instituição com o que foi realizado no trimestre para atender aquela demanda”, detalha Douglas. Todo esse trabalho é acompanhado pelos professores ligados ao Escritório, que também fazem visitas às empresas e instituições parceiras para o alinhamento destas demandas.
Experiências reais
A professora Michelline Simões do Nascimento, gerente de Avaliação e Acreditação da Pró-Reitoria de Graduação da Unit, destaca que o Escritório de Projetos visa a qualificação permanente do projeto Inova. “Os professores que foram escolhidos para estar junto a esse projeto são profissionais de mercado, que têm ampla visibilidade, para além da atuação acadêmica que exercem aqui na Universidade, e serão responsáveis por prospectar projetos, propostas de demandas a serem executadas pelos nossos estudantes de cada um dos cursos vinculados ao Inova. Vão trazer situações reais, em que os alunos vão estar imbuídos ao longo de cada trimestre, e auxiliar essa empresa a resolver uma dor, a dirimir um problema que porventura exista”, afirma ela.
Para Douglas Andrade, além de aproximar ainda mais a Unit das empresas atuantes nos mercados de Sergipe e de Pernambuco, a iniciativa vai fortalecer o aprendizado prático de cada estudante, na medida em que mostra a ele a aplicação real de cada conteúdo ensinado em sala de aula no dia-a-dia de cada profissão. “Ensinar e mostrar para o aluno aquilo como o que ele está aprendendo é aplicado no mercado sempre foi para mim um grande objetivo de ser professor. É uma oportunidade sensacional que o aluno tem de desenvolver a atividade acadêmica em paralelo com a atividade do mundo real, o que seguramente vai agregar muito para ele ao final do curso. Esse aluno vai sair daqui totalmente preparado para encarar as dificuldades e desafios do mundo profissional”, diz.
O Projeto Inova começou a ser implementado na Unit em 2023. Em seu primeiro ano de atuação, ele envolveu um total de 34 professores e 1.144 estudantes destes cursos, que puderam desenvolver de 331 projetos de pesquisa e extensão, englobados nas chamadas Práticas Inovadoras de Pesquisa e Extensão (Pipex) e desenvolvidos dentro de cada turma como parte das atividades de cada semestre. Isso foi possível a partir de 80 parcerias firmadas com empresas de diversas áreas de mercado, entidades da sociedade civil, órgãos públicos, ONGs e lideranças comunitárias, estrategicamente escolhidos para possibilitar o contato dos alunos com o mercado de trabalho.
Asscom Unit
Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira
Inep publicará as notas no site a partir das 10h