Com o tema Peregrinos da Esperança, Arquidiocese de Aracaju realiza abertura do Jubileu 2025

Publiciado em 30/12/2024 as 10:00
Reprodução/ Fan F1

Neste domingo, 29, a Arquidiocese de Aracaju deu início ao Jubileu da Esperança, estabelecido pelo Papa Francisco para o ano 2025. O Jubileu foi aberto oficialmente na véspera de Natal, 24 de dezembro, pelo papa, no Vaticano.

A programação do evento contou com diversos momentos de fé, iniciada às 15h, com um encontro das comunidades paroquiais na Paróquia São Pio X, localizada no bairro 18 do Forte. Já às 16h ocorreu o rito de abertura oficial do Jubileu, seguido de uma caminhada conduzindo a cruz do Bom Jesus dos Navegantes até a Catedral Metropolitana de Aracaju, refletindo as travessias feitas pelos judeus e pelos cristãos primitivos.

O ponto culminante que encerrou as celebrações foi a Missa Solene presidida pelo Arcebispo Dom Josafá, na Catedral Metropolitana.

Jubileu da Esperança

O Jubileu é um ano especial de renovação espiritual e social, originado na Bíblia, com base no perdão de dívidas, devolução de terras e reconciliação. A cada 50 anos, o Jubileu era anunciado pelo som do “yobel” (chifre de carneiro), associado ao Yom Kippur (Dia da Expiação). No cristianismo, o Papa Bonifácio VIII instituiu o “Ano Santo” em 1300, com a ideia de vivenciar a santidade de Deus. Inicialmente a cada 100 anos, o Jubileu passou a ser celebrado a cada 50 e depois a cada 25 anos. Durante esse período, os fiéis realizam peregrinações e recebem a indulgência plenária, um perdão completo dos pecados.

Para os católicos, este Jubileu Ordinário, chamado de Jubileu da Esperança com o tema “Peregrinos da Esperança”, será um tempo especial de perdão, reconciliação com Deus e renovação espiritual. O Papa Francisco, em sua Bula de Proclamação, “Spes Non Confundit” (A Esperança Não Engana), destaca que este será um momento “para oferecer a experiência viva do amor de Deus, que desperta no coração a esperança segura da salvação em Cristo”.

Fonte: Fan F1