Prefeitura apresenta diretrizes orçamentárias em audiência na Câmara Municipal

Atualmente, a previsão orçamentária para 2025 é de R$ 4.059.600.000,00.

Publiciado em 02/07/2024 as 08:00
Seplog/ Reprodução

Convidada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma equipe técnica da Prefeitura de Aracaju participou, nesta segunda-feira, 1º de julho, de audiência pública sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2025. Durante a sessão especial, foram esclarecidas dúvidas dos vereadores a respeito do projeto do Executivo.

Representando a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), o coordenador-geral de Orçamento, Leilton Almeida, apresentou os dados fiscais e as projeções para as diretrizes do orçamento. Atualmente, a previsão orçamentária para 2025 é de R$ 4.059.600.000,00.

De forma didática e transparente, o coordenador detalhou a metodologia utilizada para chegar aos índices e tirou dúvidas dos vereadores e assessores parlamentares para a apresentação de contribuições e sugestões ao texto do projeto. "Nesse momento, apresentamos os números gerais do orçamento, com uma visão mais fiscal, tratando das metas e prioridades para o ano que vem. É quando a Câmara pode apresentar sugestões, através das emendas ao projeto, para que sejam aprovadas ou não.

O procurador Ivan Maynard, representando a Procuradoria Geral do Município (PGM), também participou da audiência. Ele destaca a importância de tratar a lei orçamentária com responsabilidade, pensando no futuro da população e não em questões político-partidárias. "Estamos tratando o orçamento que vai ser aprovado para uma próxima gestão, então é importante ter cuidado, pois é esse orçamento que irá fazer com que as atividades e as políticas públicas do município de Aracaju tenham continuidade"

Presidente da sessão, o vereador Breno Garibalde destacou a participação popular como instrumento fundamental para a construção da lei. "O que não inserimos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, não podemos aprovar no final do ano, quando votarmos a Lei Orçamentária Anual. Por isso, é importante que as pessoas participem, entrem em contato com seus vereadores e deem suas contribuições, para que possamos construir uma LDO de forma colaborativa e participativa", disse.

Fonte: PMA