Emanuel Oliveira é convidado pelo Palácio do Planalto para integrar o CDES

Empresário Sergipano está cheio de boas ideias e o convite partiu do próprio Lula que sempre manteve com ele um bom relacionamento.

Publiciado em 25/04/2023 as 12:00
JL Política/ Reprodução

Para quem não sabe, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é um colegiado composto por representantes da sociedade civil, cujo trabalho consiste no aconselhamento direto ao presidente da República, por meio de recomendações que podem ser transformadas em novas políticas públicas ou contribuir para o aperfeiçoamento de políticas já existentes.

O CDES se distingue dos demais conselhos de governo por assessorar o presidente em todas as áreas de atuação do Poder Executivo Federal. A diversidade dos membros do Conselho proporciona diálogo plural, com trânsito de vários tipos de informações e pontos de vista. O propósito compartilhado de pensar o desenvolvimento do país, em um ambiente democrático de debate, ajuda o CDES a superar diferenças e a construir consensos.

Os principais ambientes de diálogo do Conselho são os grupos de trabalho e as reuniões plenárias. Os grupos de trabalho são formados por conselheiros com conhecimento ou interesse em um tema específico, que juntos elaboram propostas a serem feitas ao presidente. Nas reuniões plenárias, os conselheiros levam suas recomendações ao conhecimento do presidente, dos ministros e de outras autoridades.

Espera-se que Emanuel Oliveira coloque Sergipe como prioridade nos seus aconselhamentos presidenciais.