Agência Nacional de Petróleo autoriza venda do Polo Carmópolis

Ativo da venda autorizada esta semana pelo CADE divulgado ano passado inclui, além dos campos, o TECARMO e o Oleoduto que liga Carmópolis a Aracaju.

Publiciado em 14/12/2022 as 16:30

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorizou a venda do Polo Carmópolis, ativo da Petrobrás localizado na Bacia de Sergipe-Alagoas, para a empresa Carmo Energy, do grupo espanhol Cobra.

A decisão, publicada no último dia 12, inclui os campos de Carmópolis, Aguilhada, Angelim, Aruari, Atalaia Sul, Brejo Grande, Castanhal, Ilha Pequena, Mato Grosso, Riachuelo e Siririzinho que, entre janeiro e novembro de 2021, produziu, em média, 7,6 mil barris de óleo/dia e 43 mil m³ de gás/dia. O valor da venda, realizada em dezembro do ano passado, chega a US$ 1,1 bilhão

A decisão da ANP segue a decisão tomada pelo CADE em janeiro deste ano, quando aprovou sem restrição a venda dos campos em Sergipe. Agora, a Carmo Energy deverá apresentar uma garantia financeira ou de um termo que assegure o descomissionamento dos campos envolvidos. Já a Petrobrás deverá iniciar imediatamente os trabalhos de abandono permanente de todos os poços que perfurou fora da área do entorno do polo.

O grupo Cobra já atua em exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural a partir de campos terrestres em outros países da América Latina, como México, Colômbia e Equador. Com Carmópolis, a empresa entra oficialmente no setor de óleo e gás do Brasil. A companhia atua no país há mais de 20 anos, trabalhando em setores como a transmissão de eletricidade e a geração de energia.

Além disso, o ativo desta transação, aprovada sem restrições pelo CADE em dezembro do ano passado, integra também o Polo Atalaia, no qual está contido o Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo), e o oleoduto Bonsucesso-Atalaia, que escoa a produção de óleo de Carmópolis até o Tecarmo.

 

 Com informações Petronotícias e ASN