População de Pirambu aprova ação ambiental do Deso

Projeto Deso+Verde já doou quase 112 mil mudas; a meta é chegar a 200 mil

Publiciado em 21/02/2025 as 16:00
Divulgação

Com o objetivo de promover mais sustentabilidade e contribuir com a preservação do meio ambiente, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) doou 50 mudas de espécies de árvores nativas e frutíferas aos participantes da 40ª edição do "Sergipe é aqui", realizada no município de Pirambu.

Quem aproveitou a oportunidade para a química industrial Manuela Santana, destacou a importância do ‘Deso + Verde’ especialmente diante dos efeitos das mudanças climáticas. “A temperatura média do planeta está aumentando, e são justamente as árvores que reduzem para reduzir. Por isso, é crucial a cultura da arborização, com as espécies atribuídas para cada local”, afirmou.

A professora Maria Aline dos Santos também visitou a estande da Deso e levou uma muda de árvore para casa. Na avaliação dela, “as plantas tornam os ambientes mais bonitos”. Ela destacou que uma planta adquirida gratuitamente vai incrementar seu jardim. “Isso aqui é perfeito para quem ama plantar. É muito importante fazer o plantio e cuidar. Esse projeto está aprovado”, expressou.

Já o agricultor Ariosvaldo dos Santos, que também levou uma muda para plantar em seu sítio, afirmou que o projeto vai incentivar que as pessoas plantem mais árvores. “Quanto mais plantar, melhor para a gente e para o meio ambiente, porque vai diminuir o calor e tornar os ambientes mais bonitos. Só vir aqui, pegar e plantar”, disse.

Projeto

Desde que foi criado, em 2019, o ‘Deso + Verde’ já fez aproximadamente 112 mil mudas, com meta de chegar a 200 mil. Esses resultados levaram o programa a ser condecorado com o Selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o Prêmio Boas Práticas ODS 2022, títulos conquistados pelo alinhamento aos ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).

O programa tem o intuito de promover a melhoria da qualidade e do volume hídrico dos mananciais de água, o que gera um impacto positivo no abastecimento à população. Isso decorre em razão do papel das árvores de proteger rios, riachos e nascentes, e de evitar a erosão do solo nas proximidades desses corpos hídricos, protegendo-os da entrada de resíduos sólidos e, assim, contribuindo para sua preservação.

INFORME PUBLICITÁRIO