Restaurante Popular Padre Pedro amplia atendimento com novo ponto no Espaço Cuidar Bugio
População da Zona Norte de Aracaju passa a contar com refeições diárias a R$ 1,00, fortalecendo programa Sergipe Sem Fome

A expansão do Restaurante Popular Padre Pedro já começou a beneficiar a população da Zona Norte de Aracaju. Nesta quarta-feira, 27, foi iniciado o atendimento no Espaço Cuidar Bugio, com oferta de almoço e jantar a R$ 1,00. O equipamento social, gerenciado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), garante refeições de segunda a sexta-feira, atendendo principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de trabalhadores formais e informais da região.
É o caso da dona Jussara Silva de Araújo, que chegou cedo ao local para garantir as refeições dos netos antes da escola. “Já frequento o Padre Pedro do Centro e, quando fiquei sabendo que teria um ponto de entrega no bairro em que moro, fiquei muito feliz. Sou responsável pelos meus dois netos e agora temos uma refeição boa garantida”, relatou.
A jovem mãe Micheline Santos Messias também fez questão de se cadastrar logo no primeiro dia. “Minha mãe ficou sabendo da novidade porque participa das atividades aqui no Cuidar. Ela avisou a família no grupo de mensagens e eu vim logo garantir as refeições para mim e meus filhos. É uma iniciativa maravilhosa e que vai ajudar muito a gente”, disse.
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a descentralização é estratégica e reforça a importância do trabalho. “Considero que essa expansão beneficia não apenas a alimentação, mas também o acesso da população aos serviços. Os locais foram selecionados com base em critérios técnicos, priorizando áreas com alta vulnerabilidade social. A receptividade da comunidade demonstra a necessidade e a importância desse serviço”, ressaltou.
Quem também destacou a importância da novidade foi a coordenadora do Espaço Cuidar Bugio, Diná Silveira: “Estamos em uma região que concentra muitos bairros com famílias em situação de vulnerabilidade social. Por ser um local mais próximo que a unidade do Centro, esse ponto de entrega garante maior acesso à segurança alimentar, com preço acessível e atendimento perto de casa”.
Funcionamento e cadastro biométrico
O ponto de distribuição do Restaurante Popular Padre Pedro no Espaço Cuidar Bugio funciona de segunda a sexta-feira, com 1.500 refeições no almoço, das 10h30 às 12h30; e 450 no jantar, das 15h30 às 17h.
O atendimento é realizado por meio de cadastro biométrico. “A pessoa apresenta o CPF e logo fazemos a verificação se ela está cadastrada no CadÚnico. Em seguida, é coletada a digital e, diariamente, tem direito a uma refeição”, explicou a assistente administrativo do Restaurante Padre Pedro, Flávia Caroline.
Sergipe Sem Fome
A ampliação do Restaurante Popular Padre Pedro integra o programa Sergipe Sem Fome, que reúne ações como o Prato do Povo, o Cartão Mais Inclusão (CMais) e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA). Nos últimos dois anos, as iniciativas já garantiram mais de 2,7 milhões de refeições em todo o estado, contribuindo para a redução da insegurança alimentar grave de 30% em 2022 para 5,5% em 2023.
Fonte: GOV SE