Aracaju abre edital para Bolsas Culturais de Pesquisa
As bolsas de pesquisa serão divididas entre áreas e linguagens artísticas.
Estão abertas, até o dia 22 de dezembro, inscrições para seleção de obtenção de Bolsas Culturais de Pesquisa, através de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Segundo a Prefeitura de Aracaju, o edital tem como objetivo a concessão de bolsas de pesquisa a agentes culturais que tenham interesse em realizar pesquisas quantitativas e qualitativas no setor cultural, a fim de fornecer à gestão pública parâmetros científicos para a elaboração de políticas públicas.
As bolsas de pesquisa serão divididas entre áreas e linguagens artísticas, sendo elas: artes cênicas (teatro, dança, circo, ópera, etc.) e culturas populares e urbanas; audiovisual (cinema, tv, vídeos, animação); economia criativa e música; patrimônio histórico e cultural; artes visuais, moda, design e produção técnica.
O edital dispõe de R$ 250 mil, distribuídos entre vagas para cinco projetos, no valor de R$ 50 mil cada.
Está apta a concorrer no edital para Bolsas Culturais de Pesquisa, toda pessoa física que tenha, pelo menos, o título de mestre, preferencialmente, na área cultural e afins, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É necessário que o agente cultural tenha trajetória de pesquisa nas mesmas áreas e resida no município de Aracaju há, pelo menos, dois anos.
As inscrições devem ser feitas através do Mapa Cultural de Aracaju.
Fonte: G1 Sergipe