Carnaval 2024 em Sergipe: saiba o que abre e o que fecha

Confira o funcionamento de serviços de sábado até a Quarta de Cinzas.

Publiciado em 09/02/2024 as 07:00
TV Sergipe/ Reprodução

O estado de Sergipe e a prefeitura de Aracaju decretaram ponto facultativo em virtude do Carnaval, que vai da segunda-feira (12) até a Quarta-feira de Cinzas (14). A medida altera o funcionamento de órgãos públicos e alguns serviços já a partir do sábado (10).

Confira a lista preparada pelo g1 e programe-se:

Mercados e feiras de Aracaju
O Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco, na Região Central, funcionará normalmente até as 15h de domingo (11), sendo fechado na segunda (12) e terça (13) para a realização de mutirão de limpeza e serviços de manutenção. O local reabre na Quarta-feira de Cinzas (14), a partir das 6h.

Os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz, na mesma região, estarão abertos no domingo e na segunda-feira, até às 15h. Na terça de Carnaval, os espaços de compras ficam fechados para manutenção, abrindo na quarta, às 6h.

O Mercado Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, assim como os demais setoriais da cidade, fechará no domingo, às 15h, reabrindo ao público na quarta-feira, em horário habitual.

As feiras de sábado e domingo serão realizadas normalmente. Já a feira de terça, que acontece sempre ao lado do Batistão, não ocorrerá na semana do Carnaval.

Supermercado
De acordo com a Associação Sergipana de Supermercados (Ases), os estabelecimentos estão autorizados a abrir todos os dias, sendo que cada rede define o próprio horário.

Lojas
Lojas do centro comercial de Aracaju e demais estabelecimentos, no sábado, as lojas funcionam das 8h às 14h; fecham segunda e terça; e reabrem na quarta, das 8h às 18h.

Bancos
As agências bancárias não abrirão nos próximos dias 12 e 13 de fevereiro. O atendimento presencial será retomado na quarta, a partir das 12h.

Shoppings
Aracaju Parque (capital): no sábado, o shopping abre das 9h às 22h; no domingo, segunda e terça, das 12h às 22h; e na quarta, das 9h às 22h.
Jardins e Riomar (capital): no sábado, o centro de compras funciona das 9h às 22h; no domingo, das 12h às 21h; nas segunda e terça, alimentação e lazer abrem 12h às 21h, e os demais setores estarão fechados; já na quarta, o shopping abre das 9h às 22h.
Peixoto (Itabaiana): no sábado, o shopping abrirá das 9h às 22h; no domingo, das 10h às 22h; na segunda, funciona das 10h às 21h, mas as lojas, com exceção das Americanas, estarão fechadas; na terça, funciona apenas o setor de alimentação, das 12h às 21h; já na quarta, o shopping abre das 9h às 22h.
Prêmio (Nossa Senhora do Socorro): no sábado, o centro de compras funciona das 8h às 22h; no domingo, das 8h às 20h; na segunda e terça, lojas e quiosques estarão fechados, com exceção da Americanas, que abre das 9h às 20h, o supermercado funciona das 8h às 20h, e o setor de alimentação, das 12h às 20h. Na quarta, o shopping funciona das 8h às 22h.

Lazer
O Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no Bairro Jardins, abrirá das 5h às 21h30. A Casa de Ciência e Tecnologia Galileu Galilei (CCTECA), localizada no parque, não funcionará.
O Parque Ecológico Poxim, no Inácio Barbosa, funcionará normalmente, das 6h às 18h.
O Centro de Artesanato Chica Chaves, no Bairro Industrial, funcionará normalmente no sábado, das 9h às 16h. Nos demais dias, o espaço estará fechado, reabrindo na quinta-feira (15), a partir das 9h.
Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, ocorrerão normalmente, das 8h às 17h.


Saúde
Na rede municipal de Aracaju, funcionam normalmente as urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, 24 horas (incluindo atendimento aos casos de síndromes gripais), além da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN).

A urgência odontológica funcionará normalmente, 24 horas, no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Carlos Pereira de Melo, 450, bairro Farolândia.

O serviço de vacinação nos shoppings RioMar, Aracaju Parque e Jardins, e os atendimentos do Programa Ver a Vida retornarão no dia 15, assim como as unidades de Saúde da Família e a sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos).

O atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue de porta aberta, apenas com o acolhimento noturno dos usuários já em acompanhamento.

Fonte: G1 Sergipe