Sergipe Notícias
Publicidade
Turismo

Sergipe se destaca com estande na WTM Latin America 2025

Esbanjando sergipanidade, espaço foi bastante elogiado pelos visitantes, que conheceram um pouco sobre os atrativos turísticos do destino e se surpreenderam com os 60 dias de festejos juninos

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 15/04/2025 às 09:16
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Sergipe se destaca com estande na WTM Latin America 2025

A participação de Sergipe na World Travel Market (WTM) Latin America 2025 começou nesta segunda-feira, 14, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na estreia na 12ª edição da maior feira de negócios de turismo da América Latina, o estado surpreendeu, mais uma vez, e encantou quem visitou o estande projetado pelo Instituto Banese. Moderno e cheio de sergipanidade, o espaço apresentou as belezas naturais, as manifestações culturais e a gastronomia típica sergipana, e mostrou, em especial, toda a pluralidade dos 60 dias de festejos juninos deste ano. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). A feira continua até a próxima quarta-feira, dia 16.
 
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta o compromisso da gestão estadual de divulgar e promover o destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil. Por isso, segundo ele, a participação do estado na WTM 2025 foi planejada para impactar os profissionais do turismo, a fim de que conheçam toda a diversidade das potencialidades turísticas sergipanas. “Mais uma vez, a Setur caprichou no estande para mostrar aos visitantes o quanto nosso estado é diverso, bonito e aconchegante, que temos belezas naturais de tirar o fôlego, como nossa gastronomia é deliciosa e que somos hospitaleiros. E, claro, neste espaço tão cheio de sergipanidade, estamos mostrando que Sergipe é o ‘país do forró’, que temos os melhores festejos juninos à beira-mar do Nordeste. Tudo isso é fundamental para atrair mais e mais turistas para nosso estado”, afirma.
 
Com 100 metros quadrados e uma ambientação que mescla modernidade e regionalidade, com muita madeira e detalhes coloridos, o estande de Sergipe tem Cozinha Show, sob o comando do chef Timóteo Domingos, e Casa do Artesanato Sergipano, inclusive, com uma ativação desenvolvida pela artesã Cristina Nunes, de Simão Dias, confeccionando in loco santos e orixás em palha de milho. Além disso, o espaço conta com degustação de cachaças e licores genuinamente sergipanos, e distribuição de diversos produtos do Grupo Maratá, a exemplo de amendoim, amêndoa, castanha de caju, entre outros. Além desse apoio, a Setur conta com a parceria das prefeituras de Laranjeiras e Estância, da Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora (Asdrin) e da artesã Marta Menezes, de São Cristóvão.
 
Há, ainda, o imenso telão de LED que se destaca no estande, onde é mostrado um mosaico das inúmeras belezas naturais sergipanas, a exemplo do Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco; das diversas praias, como Saco e Abaís; da Orla da Atalaia, o principal cartão-postal de Sergipe; além de atrativos turísticos culturais, como o Museu da Gente Sergipana, as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão, e muito mais.
 
Visitantes impressionados
 
Diante da expectativa de que cerca de 30 mil pessoas compareçam à WTM este ano, estima-se que milhares de visitantes também passem pelo estande sergipano durante os três dias do evento. E quem visitou o espaço se mostrou impressionado com o que viu, especialmente quando descobriu a diversidade turística que Sergipe oferece. Um exemplo é a Larissa Astolfo, agente de viagens da EmCantos do Mundo, da cidade Americana (SP), que estava acompanhada das amigas e colegas de trabalho Caroline Mella, Letícia Chicone e Giliane Meira.
 
É a terceira vez consecutiva que Larissa participa da WTM. Ao comentar, com entusiasmo, sobre a presença de Sergipe na feira, ela destaca que é possível perceber claramente a regionalidade no estande e a capacidade de transmitir a identidade cultural do estado. “Todo ano, a gente vem com uma expectativa muito grande. E o estande de Sergipe é sempre uma atração à parte. É maravilhoso. Sempre tem coisas muito interessantes, novidades. É de uma beleza diferente. Vocês conseguem, realmente, mostrar um pouquinho da essência de Sergipe aqui na WTM. É tudo muito lindo, muito bem-organizado, o pessoal caracterizado. Esperamos conhecer esse estado tão lindo em breve”, elogia.
 
O proprietário da Encontre Sua Viagem Cidade Morena, de Campo Grande (MS), Flávio Serafim, por sua vez, é estreante na WTM Latin America. Ele explica que começou há pouco tempo no ramo do turismo e confessa que ficou impressionado com o estande sergipano. “Sergipe é Sergipe. Chama a atenção. Esse colorido de vocês encanta. O estande está lindo, lindo, lindo, perfeito”, resumiu. E como já conhece Sergipe, o empresário disse que pretende oferecer o destino logo para os clientes. “Esse é o momento de conhecer mais Sergipe e apresentar esse outro Nordeste para eles”, declara.
 
A diretora financeira da Eventho Turismo, de Uberaba (MG), Arianne Rodrigues, também está participando pela primeira vez da WTM. A empresária admite que ainda não conhece o estado pessoalmente, mas já despertou interesse em conhecer. De Sergipe, ela ouviu falar da dança, das comidas típicas e do fato de ser um lugar muito festivo e receptivo. Por isso, ficou surpresa ao saber dos dois meses ininterruptos de forró. “Sessenta dias é um período longo, e isso é ótimo para quem precisa se organizar para viajar. Vocês tiveram um insight muito interessante. Essa ideia de prolongar a festa é genial!”, ressalta.
 
Sobre o estande, Arianne foi só elogios. “Achei muito bonito, com uma decoração que chama a atenção. É o mais bonito da WTM e é interessante, porque tem mapa, conteúdo local e pessoas preparadas para oferecer os melhores roteiros. Tenho clientes que buscam esse destino, e eu ainda não tinha o conhecimento necessário para atender bem”, comenta.

 

Fonte: SE GOV

Leia Também

Publicidade