Três municípios sergipanos têm alto nível de infestação do Aedes aegypti, aponta Lira

Salgado, Simão Dias e Tomar do Geru foram identificados com alto risco

Publiciado em 27/03/2025 as 08:27

Salgado, Simão Dias e Tomar do Geru foram identificados como municípios de alto risco de infestação do Aedes aegypti em Sergipe. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) no segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. Além deles, outros 51 municípios apresentaram médio risco.

A análise feita indica que índices acima e 4,0 são considerados altos. Salgado, Simão Dias e Tomar de Geru apresentaram 4,9; 4,8 e 5,6; respectivamente. O índice considerado satisfatório satisfatório vai de 0 a 0,9; o de média infestação vai de 1,0 a 3,9.

Aquidabã, Aracaju, Arauá, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Boquim, Brejo Grande, Campo do Brito, Capela, Carira, Carmópolis, Cedro de São João, Cristinápolis, Cumbe, Divina Pastora, Feira Nova, Frei Paulo, Gracho Cardoso, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabaianinha, Itabi, Itaporanga d'Ajuda, Japaratuba, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Malhada dos Bois, Moita Bonita, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Socorro, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Riachão do Dantas, Riachuelo, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, São Miguel do Aleixo, Siriri, Telha, Tobias Barreto e Umbaúba apresentaram médio risco.

Canhoba, Canindé de São Francisco, Estância, Gararu, Indiaroba, Macambira, Malhador, Monte Alegre de Sergipe, Pacatuba, Pedrinhas, Pirambu, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco, Santa Rosa de Lima, São Domingos representam baixo risco de infestação.

A Secretaria de estado da Saúde (SES), orienta a população a manter as medidas de prevenção contra o mosquito, como obsevar vasos de plantas reservatórios e pneus, pois ele atua em todo ambiente onde há água parada. A vacina Qdenga também é uma forma de precaução, principalmente para crianças entre 12 e 14 anos. Ela está disponível nas UBSs de  Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima. O carro fumacê é uma medida complementar que visa enfrentar o mosquito Aedes aegypti na fase adulta.

Os sintomas da dengue são febre e dor de cabeça e no corpo. Se houver  sintomas específicos, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para que haja uma avaliação médica. É necessário ter cuidado com a automedicação, pois os anti-inflamatórios e os medicamentos que têm ácido acetil salicílico são não são indicados em pessoas com dengue, podendo aumentar o risco de sangramentos e complicações.

 

Fonte: F5 News