Segunda fase do Opera Sergipe promove cirurgias de endometriose

As duas primeiras cirurgias são consideradas procedimentos complexos

Publiciado em 20/03/2025 as 07:50

“Eu não esperava que, em menos de 15 dias que fui ao lançamento do Opera Mulher, estaria aqui para fazer minha cirurgia de endometriose”. A declaração da paciente Letícia Cruz, primeira mulher a realizar o procedimento da fase 2 do Opera Sergipe, reflete o compromisso do Governo do Estado em agilizar a realização dessas cirurgias tão aguardadas pelas mulheres. Agora, o procedimento faz parte do rol do maior programa de cirurgias eletivas de Sergipe. 

A realização do procedimento para o tratamento da endometriose para muitas mulheres significa ter a liberdade de viver o dia a dia simples, sem dores e sem sangramentos. Isso não é diferente para a fonoaudióloga que, há três anos, convive com a doença e sabe as limitações impostas por ela.

“Há anos sofria com dores sem saber que era endometriose. Em dezembro de 2024, finalmente recebi o diagnóstico. Agora, sinto uma enorme gratidão e alegria. Estou animada para iniciar um novo ciclo, livre das dores, com mais autoestima e qualidade de vida. Antes, a endometriose afetava minha vida, pois sentia fadiga constante, tinha dificuldade para brincar com minha filha de quatro anos e não conseguia me exercitar como desejava. Além disso, a alimentação restritiva e as dores prejudicaram minha vida social e íntima”, conta Letícia, pouco antes do internamento para a realização do procedimento.

A médica especialista em cirurgia ginecológica Klênia Suassuna, que realizou a cirurgia da paciente, explica que as indicações clássicas para cirurgia de endometriose incluem o esgotamento do tratamento clínico, lesões em órgãos, endometriomas maiores que cinco centímetros, infertilidade e lesões intestinais. Em relação à duração do procedimento, pode ocorrer entre duas horas e meia a cinco horas, dependendo da complexidade do caso.

“Quero parabenizar o Governo e a Secretaria de Estado da Saúde pela sensibilidade em atender as mulheres que sofrem com a endometriose. O programa Opera Sergipe ofertando cirurgias de endometriose será um modelo nacional, trazendo um impacto significativo na vida das pacientes que enfrentam essa doença diariamente”, pontua.