Sergipe confirma primeira morte por dengue em 2025

A informação foi confirmada pelo superintendente Lacen, Cliomar Alves. Vítima é uma mulher de 42 anos, moradora de Aracaju. Um segundo caso suspeito está sob investigação da Vigilância Epidemiológica da SES.

Publiciado em 28/01/2025 as 09:00
Reprodução/ Internet

Sergipe confirmou a primeira morte por dengue neste ano. A informação foi divulgada pelo superintendente Lacen, Cliomar Alves, nesta terça-feira (28). A vítima é uma mulher de 42 anos, moradora de Aracaju. Um segundo caso suspeito está sob investigação da Vigilância Epidemiológica da SES.

Em 2024 foram analisadas 10.966 amostras e 1.049 positivadas. Neste ano, já são 261 amostras analisadas e 13 positivadas.

De acordo com Cliomar, existem quatro sorotipos de dengue e, quando uma pessoa foi infectada por um desses tipos, não volta a se infectar , fica imune para aquele tipo. O sorotipo 1 e 2 são os vírus que estão circulando no estado.

"A não circulação, desde 2028, do sorotipo 3 pode causar um aumento grave de pessoas doentes, principalmente a população jovem não vai estar imune a esse vírus que já foi encontrado em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Amapá" , disse Cilomar.


Ainda segundo o especialista, em áreas em que os criatórios são altos, como o Nordeste, também é alto o índice de casos da transmissão. A proximidade do mês de março é um fator de preocupação, devido à presença das chuvas constantes no período. "A proporção de acúmulo de água, que é justamente onde tem o criatório do mosquito. É importante identificar onde tem a circulação de muitos mosquitos para evitar há proliferação e a picada", acrescentou.

A orientação é que aos primeiros sintomas, como dor no corpo, febre alta, dor nos olhos e manchas na pele é importante procurar uma unidade de saúde. Em Sergipe, todas as unidades estão aptas para realizar o exame.

Fonte: G1 Sergipe