Em entrevista à rádio Metropolitana FM, Secretário de Estado da Saúde faz balanço da pasta em 2024
Na ocasião, Cláudio Mitidieri reforçou o compromisso da pasta com a população, falou sobre reformas e metas para o próximo ano
Em entrevista à rádio Metropolitana FM, o Secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, fez um balanço sobre as ações da pasta no ano de 2024. Na ocasião, o secretário abordou temas importantes como reformas, ampliações de unidades de saúde e sobre o programa “Opera Sergipe”.
Com mais de 20 mil cirurgias eletivas em 15 especialidades, o Opera Sergipe terá uma nova fase a partir de janeiro do próximo ano. “Em 2025, já em janeiro, o governador estará anunciando uma nova fase do programa e dessa vez com cirurgias de maior porte e complexidade. Teremos cirurgias bariátricas, de endometriose, além de cirurgias ortopédicas”, disse Cláudio Mitidieri.
Na oportunidade, o secretário também anunciou o lançamento do programa Examina Sergipe. “Também será lançado pelo governador o Examina Sergipe, que é semelhante ao Opera, porém voltado aos exames”, pontuou o gestor.
Além dos anúncios e do balanço da pasta, o secretário também elencou a importância das visitas em unidades hospitalares do interior para verificar, de perto, as necessidades.
Principais ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2024
Opera Sergipe - Mais de 20 mil cirurgias eletivas em 15 especialidades médicas e, em breve, lançamento da segunda fase com novos procedimentos de alta complexidade;
Enxerga Sergipe - Mais de 6 mil procedimentos de catarata e pterígio;
Boquim - Ampliação de serviços de saúde, com a entrega de duas ambulâncias de suporte básico para remoção inter-hospitalar, além de novos equipamentos, como o raio x digital fixo, na Unidade de Pronto Atendimento Bernardino Mitidieri (UPA 24 horas);
Estância - Em 2024, a unidade de Estância recebeu investimento de mais de R$ 1,3 milhão em equipamentos e mobiliário;
Itabaiana - O Governo do Estado também entregou mais de 100 itens de mobiliário e equipamentos para o Hospital Regional de Itabaiana. A unidade do agreste atende mais de 12 municípios, também está em processo de reforma e será a primeira da região a receber um aparelho de ressonância;
Tobias Barreto – A unidade recebeu sistema de digitalização de imagem de raio-x, oxímetro portátil, camas elétricas, cadeiras, longarina, ar condicionado;
Renovação da frota de ambulâncias - Governo do Estado viabilizou a entrega de 45 novas ambulâncias para o SAMU 192. Entre as viaturas, 17 são de Suporte Avançado (USA) e 28 de Suporte Básico (USB). Garantindo 100% de cobertura em todo o estado;
Cannabis – Entrega do novo local de atendimento do Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate) no CER IV. Sergipe é pioneiro na distribuição e linha de cuidado para pacientes com epilepsia refratária e comportamento agressivo no Transtorno do Espectro Autista.
Entrega de cadeiras de rodas – Em outubro de 2024, o Governo de Sergipe iniciou um projeto para fornecer cadeiras de rodas para sergipanos com necessidades especiais. Já foram entregues 1.300 e, até o final do ano, serão 2 mil cadeiras de rodas para adultos e crianças, incluindo modelos específicos, como cadeiras de banho infantil, para tetraplégicos, monobloco e motorizadas, garantindo maior acessibilidade e qualidade de vida.
Aeromédico - mais de 200 atendimentos de resgaste com agilidade O serviço, focado em emergências graves, como traumas, problemas cardiovasculares e remoções pediátricas, conta com 18 médicos e 12 enfermeiros emergencistas.
Atendimentos Itinerantes – Sergipe é Aqui
Carreta da Mulher - 2023: 2634, atendimentos em 2024: 2883 (até agora)
Carreta do Homem - 2023: 3218 atendimentos, 2024: 2634 atendimentos (até agora)
Sorrir Sergipe (Saúde bucal) - Completou um ano com mais de 2.900 atendimentos, incluindo 98 encaminhamentos para tratamento de lesões suspeitas de câncer de boca.
Proredes - O investimento para o programa é de 36 milhões de dólares provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da União, e uma contrapartida do Estado de 9 milhões de 100 mil dólares, totalizando 45 milhões e 100 mil dólares ao longo de cinco anos. Os recursos também serão destinados para oferta de transportes inter- hospitalares, criação do complexo.
A química do bem-estar: sexo matinal aumenta imunidade e reduz estresse
Comprovada pela ciência, a prática é uma poderosa ferramenta para melhorar a saúde e a disposição ao longo do dia