Mais de 2 mil candidatos que concorreram às eleições em SE ainda não prestaram contas sobre o uso do dinheiro da campanh
De acordo com o TRE, quem não cumpre o prazo para informar o uso do dinheiro da campanha não tem direito à certidão de quitação eleitoral, entre outras coisas.
Mais de dois mil candidatos que concorreram às eleições em Sergipe ainda não prestaram contas sobre o uso do dinheiro da campanha, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Em Sergipe, o TRE registrou 5.078 candidaturas a vereador e 213 candidatos a prefeito, desse total de 5.291candidatos, 40% ainda não prestaram contas do dinheiro que gastaram nas eleições deste ano. O prazo se encerra à meia-noite desta terça-feira (5).
Ainda segundo o tribunal, a prestação de contas para a Justiça Eleitoral significa comprovar como foi gasto o dinheiro público e, além disso, devolver os recursos que não foram gastos na campanha. Os recursos foram disponibilizados pela União ou pelos partidos políticos.
De acordo com o TRE, quem não cumpre o prazo para informar o uso do dinheiro da campanha não tem direito à certidão de quitação eleitoral, fica irregular no cadastro e, dessa forma, perde alguns direitos como tirar passaporte; matricular-se em instituição de ensino, além de deixar de ser nomeado, cajo seja aprovado em concurso público.
Fonte: G1 Sergipe