Temos que capitanear e liderar nacionalmente a renovação energética do país, diz Fábio durante posse de Fátima Bezerra
A empossada é governadora do Rio Grande do Norte e é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Consórcio Nordeste
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, acompanhou, nesta quarta-feira, 31, a solenidade de posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, como presidente do Consórcio Nordeste. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções de Natal/RN e contou com a presença de autoridades políticas, amigos e familiares da empossada.
Fátima foi eleita em dezembro de 2023 durante a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, em Pernambuco, sendo a primeira mulher a assumir a liderança da entidade. Desde de dezembro de 2022, o Consórcio era comandado pelo governador da Paraíba, João Azevedo.
Em seu discurso, o governador Fábio Mitidieri parabenizou a presidente Fátima e expressou sua alegria em prestigiar mais um espaço de poder sendo ocupado por uma mulher. Ele destacou a diversidade de matriz energética do Nordeste, defendendo que a região lidere a renovação energética do país.
“Fátima é uma mulher preparada e uma das mais dinâmicas que eu tive a honra de conhecer. Agora, ela tem a missão honrosa de nos comandar, e eu quero ser liderado por ela neste processo, para que possamos fazer com que o Nordeste ocupe o seu lugar de destaque e merecimento. Queremos desenvolver e crescer com sustentabilidade, fazendo o dever de casa. O Nordeste foi fundamental para a eleição do presidente Lula, e nós somos gratos pelo Governo Federal atuar tão fortemente em nossa região. O Nordeste cresceu e se desenvolveu, mas precisa aparecer ainda mais para o Brasil e para o mundo, e assim será sob a liderança da presidente Fátima”, destacou Fábio.
A nova presidente do Consórcio aproveitou o momento para falar sobre o papel do grupo. “O Consórcio Nordeste se consolidou como ferramenta competente de gestão e exemplo de governança. O bonito do Consórcio é que nós, gestores, sem perder de vista as especificidades dos estados, analisamos e pensamos os problemas comuns. Estamos falando de uma região de quase 60 milhões de habitantes. Estar aqui hoje, na condição de governadora do povo do Rio Grande do Norte, aclamada por unanimidade pelos meus pares, é motivo de muita alegria, orgulho e clareza das responsabilidades que assumo publicamente. Ser a primeira mulher a assumir a presidência do Consórcio Nordeste governadora de um estado que tem pioneirismo na luta de mulheres por espaço político, estamos na terra de onde saiu o primeiro voto feminino do Brasil, e de onde saiu a primeira mulher reeleita prefeita no Brasil e da América Latina, Alzira Soreano. Faço esses registros para falar de minha alegria por representar mulheres de todo o Nordeste”, apontou Fátima Bezerra.
Pautas relevantes
Fábio Mitidieri também ressaltou a missão que o Consórcio, sob o comando de Fátima, terá de discutir, ao longo deste ano, sobre a renovação da matriz energética. “O Nordeste é rico em energia solar, eólica, hidrelétrica, temos a maior termoelétrica da América Latina em Sergipe, e nós precisamos assumir este momento. Temos que capitanear e liderar nacionalmente a renovação energética, e a nossa presidente Fátima pode contar com o apoio de todos os governadores da região para capitanear esse momento”, afirmou.
Ele ainda aproveitou para falar sobre a importância de dialogar a respeito de pautas relevantes como o bioma da caatinga e dos manguezais. “Temos que valorizar os manguezais e a nossa caatinga, porque ela é, principalmente, do Nordeste. Precisamos levar em consideração as pautas de interesse da nossa região para que possamos ter a nossa voz sendo ouvida cada vez mais em Brasília. Pela primeira vez, em muitos anos, como disse o governador Brandão, nós temos as vozes dos governadores do Nordeste chegando ao Palácio dos Planaltos, e que assim seja. Estamos discutindo o futuro do Nordeste, das políticas públicas que vão fazer com que nossa região cresça cada vez mais. Que possamos continuar dessa forma. Que o Nordeste seja prioridade e uma realidade neste país”, completou o governador de Sergipe.
Apoio do Governo Federal
O chefe de Estado de Sergipe fez um agradecimento e referência ao governador da Paraíba, João Azevedo, pela sua gestão à frente do Consórcio Nordeste em um momento de retomada do país com a chegada do governo do presidente Lula. Fábio Mitidieri também enfatizou a importância do Nordeste para o presidente Lula.
“O Nordeste foi um diferencial nas eleições para que o presidente Lula chegasse à presidência. Temos sido priorizados pelo Governo Federal, e esse é sempre o nosso pedido ao ministro Wellington Dias: que os estados do Nordeste possam ser valorizados e lembrados pelas políticas públicas do nosso país, e isso tem ocorrido. Quero dizer, em nome do povo de Sergipe, que nós somos gratos ao Governo Federal e ao presidente Lula por lembrar do Nordeste”, pontuou.
Após a posse de Fátima, os governadores presentes discutiram durante a Assembleia Geral assuntos como a proposta para instalação do Comitê Científico de Emergências Climáticas, o Fundo Caatinga, e um monitoramento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Sobre o Consórcio Nordeste
Criado no ano de 2019, o consórcio é formado por nove das vinte e sete unidades da federação brasileira e é o instrumento jurídico, político e econômico de interação entre os estados que compõem a região Nordeste. Além disso, tem se firmado como uma iniciativa que pretende atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão criada e à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança.
Além disso, tem o objetivo de atrair investimentos internos e externos para a região Nordeste, modernizar dos estados membros, promover o desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e a democracia, como também fortalecer a participação de micro e pequenas empresas na economia regional.
Empossada
Fátima Bezerra nasceu em Nova Palmeira (PB) e se mudou para Natal, no Rio Grande do Norte, para continuar seus estudos, no início da década de 1970. A governadora, eleita presidenta do CNE, é professora e pedagoga. Suas principais áreas de atuação têm sido a Educação, a Cultura, o Desenvolvimento Regional, os Direitos da Mulher e a Comunidade LGBTQIAPN+.
Fonte: ASN
População aracajuana lota Teatro Tobias Barreto para prestigiar posse de Emília Corrêa e Ricardo Marques
Os novos gestores do município afirmaram que a conquista dos cargos deve-se a Deus e ao povo de Aracaju.