Pré-Caju 2024 encerra com tranquilidade e segurança após implementação do planejamento operacional da SSP
Maioria dos casos registrados foram de furto de celulares e perda de documentos, além de atendimentos pré-hospitalares e afogamentos
Como resultado da implementação do planejamento operacional da SSP, o Pré-Caju 2024 aconteceu de forma tranquila e segura nos três dias de festa na Orla da Atalaia. Apenas ocorrências de furto de celulares e perda de documentos foram os casos mais atendidos pelas polícias. Houve ainda atendimentos de atendimentos pré-hospitalares e de afogamentos no âmbito do trabalho do Corpo de Bombeiros. Diversos celulares foram recuperados e serão devolvidos às vítimas. O plano de segurança pública contemplou mais de 3,5 mil servidores do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil.
Polícia Militar
No que se refere à atuação da Polícia Militar, a corporação atuou com mais de 3 mil militares, tendo à disposição viaturas, motocicletas, drones e o apoio da aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O policiamento ocorreu na área interna, sem comprometer a atuação na capital e no Inter.
Como resultado, um veículo foi interceptado em Indiaroba, quando retornava para Salvador. Cinco pessoas foram presas, e 48 celulares foram apreendidos. O grupo confirmou que os celulares haviam sido furtados no Pré-Caju.
As unidades especializadas, como o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur) e os batalhões de trânsito (BPRv e BPTran) também atuaram para assegurar a tranquilidade nas vias de acesso e nos principais pontos de concentração do evento.
Polícia Civil
Referente à atuação da Polícia Civil, o funcionamento plantonista da Delegacia de Turismo (Detur) - aliado ao trabalho integrado com o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), Divisão de Inteligência (Dipol) e coordenadorias de Polícia Civil da capital e do interior - resultou em prisões de suspeitos de furtos de celulares.
Um homem e uma mulher foram presos com um veículo onde havia celulares furtados no Pré-Caju. A mulher foi flagrada também com celulares escondidos na cintura. O caso ocorreu nas proximidades da área onde acontecia a prévia carnavalesca. Além das ocorrências de furtos de celulares, a Polícia Civil também registrou diversos casos de perda de documentos durante o Pré-Caju.
Corpo de Bombeiros
No tocante à atuação do Corpo de Bombeiros, a corporação registrou 109 ocorrências, das quais a maioria foi representada pelos atendimentos pré-hospitalares (97 ocorrências) e por situações de afogamentos (11).Os atendimentos pré-hospitalares realizados envolveram excesso de consumo de álcool, quedas da própria altura, desmaios, torções, entre outros. Os afogamentos foram registrados na faixa litorânea.
A corporação atuou em diversas áreas durante os três dias de festa: combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, bem como vistorias com relação ao cumprimento das medidas contra incêndio e pânico. Além de viaturas especializadas para cada tipo de atendimento como motos aquáticas, quadriciclos, para combate a incêndio, busca e salvamento e ambulâncias, drones da corporação foram utilizados para o monitoramento de toda a área da festa.
Fonte: ASN
Polícia Federal investiga denúncia de compra de votos durante eleições municipais em Riachão do Dantas
A polícia investiga compra de votos de uma mesma liderança local por duas candidaturas adversárias a prefeito e vice-prefeito.