Sergipe Notícias
Publicidade
Esporte

Sergipe sedia Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol Sub-18 da CBDE

Competição reúne equipes de todo o país, vale vaga para o Mundial Escolar na Macedônia do Norte e contará com quatro representantes sergipanos

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 20/02/2026 às 07:59
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Sergipe sedia Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol Sub-18 da CBDE

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Sergipe será o centro do handebol escolar brasileiro entre os dias 21 e 28 de fevereiro, evento do Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol Sub-18 – Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) –, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A competição acontece na capital sergipana e tem abertura oficial marcada para o dia 22 de fevereiro, às 19h, no Complexo Cultural Gonzagão.

A seletiva é oficial para o Campeonato Mundial Escolar de Handebol, que será disputado em abril, na Macedônia do Norte, e contará com a participação de equipes masculinas e femininas de vários estados brasileiros. Sergipe será representado por quatro equipes, duas no masculino e duas no feminino, com destaque para o Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG), no masculino e feminino, a Escola Estadual Francisco Rosa, no masculino, e o Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, do município de Itabaianinha, no feminino. Alguns dos atletas sergipanos também integram o Programa Seleções, iniciativa do Governo do Estado que fortalece o desenvolvimento do esporte de alto rendimento.

Para os atletas, competir em casa é um fator motivacional importante. “É uma responsabilidade grande representar Sergipe em um campeonato nacional e ainda valendo vaga para o Mundial. Jogar diante da nossa torcida dá um gás a mais”, destacou o atleta Thiago Matheus, do Francisco Rosa, que também é do Programa Seleções. No feminino, a expectativa também é alta. “Sabemos do nível da competição, mas estamos preparadas e confiantes. Este campeonato pode mudar a trajetória de muitos atletas”, afirmou a jogadora Giovana Elisa, do Colégio IDFG.

Os treinadores reforçam a importância da competição para a formação esportiva. “O JEBs é uma vitrine nacional. Muitos desses atletas estão vivendo a primeira grande experiência em uma competição deste porte”, avaliou Taise Ribeiro, treinadora das equipes sergipanas do IDFG. “Além do aspecto técnico, o intercâmbio entre estados contribui muito para o crescimento do handebol escolar”, completou o treinador Nilton Carlos, do colégio estadual Francisco Rosa.

A expectativa é que mais de mil pessoas circulem pela capital sergipana durante o evento, entre atletas, familiares, técnicos e chefes de delegação, impulsionando também o turismo e a economia local. “Receber o Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol Sub-18 reforça Sergipe como referência na realização de grandes eventos esportivos. É uma oportunidade de fomentar o esporte, gerar movimentação econômica e inspirar nossos jovens atletas”, destacou a secretária da Seel, Mariana Dantas.

O presidente da CBDE, Robson Aguiar, ressaltou a importância da parceria com o Governo de Sergipe. “Sergipe tem uma estrutura esportiva qualificada e uma gestão comprometida com o esporte escolar. Tenho certeza de que teremos um grande campeonato, à altura da importância dessa seletiva para o Mundial”, afirmou.

Locais de competição

As partidas do Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol Sub-18 (JEBs) serão realizadas em quatro importantes praças esportivas da capital sergipana: o Ginásio Constâncio Vieira, localizado na Rua Vila Cristina, no bairro 13 de Julho; a Quadra Poliesportiva Geraldo Oliveira, situada na Rua Campo do Brito, no bairro São José; a Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, no bairro Cirurgia, que também integra a programação como espaço de jogos; e a Escola de Esportes Estação Cidadania do Bugio, ampliando a presença do evento nas comunidades.

A escolha de diferentes espaços esportivos demonstra a capacidade de Sergipe em sediar grandes competições nacionais, oferecendo estrutura adequada, boa organização e condições ideais para atletas, comissões técnicas e público acompanharem o evento com conforto e segurança.

 

Fonte: GOV SE

Leia Também

Publicidade