Atletas sergipanas estão prontas para estrear nas Olimpíadas Paris 2024

Jogos Olímpicos de Paris contam com a presença de talentos sergipanos nas modalidades de ginástica rítmica e vôlei de praia

Publiciado em 25/07/2024 as 11:00
Divulgação/ FIVB

Sergipe chegou aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e as responsáveis por representar o menor estado do Brasil na maior competição esportiva mundial são as atletas sergipanas Duda Lisboa, do vôlei de praia, e Victória Borges, integrante da seleção de ginástica rítmica de conjunto. A programação dessas modalidades é intensa e promete proporcionar muitas emoções até o mês de agosto.

As competições de vôlei de praia começam no dia 27 de julho e vão até 10 de agosto. Os jogos preliminares ocorrerão diariamente, com múltiplas sessões de jogos, tanto masculinos quanto femininos. Os momentos decisivos incluem as oitavas de final, a partir de 4 de agosto, e as finais dos torneios feminino e masculino, que acontecem nos dias 9 e 10 de agosto.

A sergipana Duda Lisboa foi eleita em 2018 como a melhor do mundo em sua categoria. Também ganhou o Prêmio Brasil Olímpico, sendo a maior referência brasileira na modalidade. Ao lado da parceira Ana Patrícia, Duda Lisboa chega aos Jogos Olímpicos de Paris com grande favoritismo para conquistar a medalha olímpica. É a sua segunda olimpíada, sendo a primeira em Tóquio, em 2020. Os jogos da dupla acontecerão nos dias 28 de julho, às 11h, no dia 30 de julho, às 16h, e no dia 1º de agosto, às 15h – horário de Brasília.

Para a ginástica rítmica, a participação da seleção brasileira está programada para ter início no dia 8 de agosto, às 5h, com a classificatória individual geral (arco e bola); às 10h, com a classificatória individual geral (maças e fitas); no dia 9 de agosto, às 5h, com as classificatórias de conjunto, e às 9h30 acontecerá a final individual geral; no dia 10 de agosto, às 9h, as finais de conjunto – também em horário de Brasília. A ginasta sergipana Victória Borges fará sua estreia nos Jogos Olímpicos, sendo a primeira sergipana a representar o estado na modalidade após 20 anos – a última havia sido Larissa Barata, que competiu nos Jogos de Atenas, em 2004.

O Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, localizado em Sergipe, foi inaugurado em 2006 e é uma importante instalação esportiva no Brasil. Atualmente, o local passa por reformas significativas, incluindo a climatização do ginásio, ampliação dos vestiários femininos, e a construção de novas instalações como uma sala médica, sala de reuniões, e áreas administrativas. O objetivo é proporcionar melhores condições de treino para as atletas, especialmente em preparação para eventos internacionais como as Olimpíadas de Paris.

O Centro de Treinamento da seleção brasileira de ginástica rítmica fica anexo à Arena Batistão, em Aracaju. A obra está sendo realizada com recursos do Ministério do Esporte, fruto do convênio nº 918956/2021, com a contrapartida do Governo de Sergipe.

Com muito orgulho, a Secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas comenta a participação das talentosas atletas sergipanas nas Olimpíadas deste ano. “Essas mulheres dedicadas e inspiradoras representam o que há de melhor no nosso esporte, e seu esforço e determinação são verdadeiros exemplos para todos nós. Convidamos a todos para apoiar e torcer por nossas atletas, assistindo às competições e celebrando cada conquista. Vamos juntos mostrar a força e o talento de Sergipe no cenário esportivo internacional’’, pontua a gestora.

Programação

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão um total de 329 eventos em 32 esportes diferentes, com a participação de 10.714 atletas de todo o mundo, começando no dia 24 de julho com rugby, handebol e futebol, antes da cerimônia de abertura oficial em 26 de julho.

A ginástica terá seu ponto alto na primeira semana de agosto, enquanto o vôlei de praia verá suas fases finais e distribuição de medalhas na segunda semana de competições.

O encerramento acontecerá no dia 11 de agosto no Stade de France, em Saint-Denis, na França, sendo o único evento a acontecer no principal estádio dos Jogos Olímpicos.

Fonte: ASN