STF proíbe UFS de aplicar bônus regional para ingressos na graduação
A universidade continuou apelando nas decisões em todas as instâncias, até que o processo alcançou o STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o recurso extraordinário apresentado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), fazendo com que a instituição continue impedida de conceder o bônus regional. O pedido foi negado no dia 5 de fevereiro e a informação divulgada nesta segunda-feira (19).
Dentre outros critérios, a medida acrescenta 10% a mais na nota do Sisu de candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas sergipanas dos campi de Lagarto e Sertão.
O ministro do STF Cristiano Zanin, relator do processo, argumenta que a medida do bônus regional, além de não estar prevista na lei de regência (Lei nº 12.711/2012), viola o princípio da igualdade em contrariedade ao artigo 19, III, da Constituição Federal.
Em 2020, após ser proibida de utilizar a bonificação para critério regional pela 1ª Vara Federal, a UFS apelou em razão da ação civil pública interposta pela Defensoria Pública da União. A instituição informou, ainda, que todos os recursos cabíveis foram interpostos pela Advocacia Geral da União (AGU), perante o TRF5, STJ e STF, porém sem sucesso em nenhuma dessas instâncias.
Fonte: A8SE
Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira
Inep publicará as notas no site a partir das 10h