O governador Fábio Mitidieri recebeu, nesta quarta-feira, 11, no Palácio dos Despachos, o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, em sua primeira visita oficial ao estado. A agenda institucional teve como objetivo apresentar as potencialidades econômicas, produtivas e estratégicas de Sergipe, além de ampliar o diálogo para cooperação internacional e atração de investimentos.
Durante o encontro, o governador destacou Sergipe como um ambiente seguro, competitivo e atrativo para novos negócios, ressaltando oportunidades nos setores de agronegócio, bioenergia, ciência, tecnologia, inovação, educação e economia criativa. “Nosso estado é pequeno em território, mas é gigante na matriz energética. Temos interesse em estreitar relações comerciais com a Índia e ampliar uma parceria que hoje ainda é pequena do ponto de vista comercial, mas com grande potencial de crescimento”, afirmou.
Segundo o gestor, Sergipe busca fortalecer a cooperação especialmente nas áreas agrícola e energética. “Queremos que nossa equipe apresente o que Sergipe produz, as oportunidades que temos e, ao mesmo tempo, entender de que forma podemos aproximar ainda mais Índia e Sergipe, não só geograficamente, mas comercialmente”, completou.
A reunião também abordou a ampliação da pauta exportadora sergipana, hoje concentrada no complexo citrícola, e o interesse do estado em atrair investimentos industriais, especialmente ligados à produção de fertilizantes, aproveitando a futura disponibilidade de gás natural na costa sergipana.
Nesse contexto, o governador destacou que já houve diálogos anteriores com representantes indianos sobre a possibilidade de instalação de uma unidade de fertilizantes no estado. “Tivemos alguns ‘namoros’ que ainda não viraram casamento, mas estamos próximos disso. Com a definição dos projetos de exploração de gás, esse cenário se torna mais concreto”, pontuou.
Cooperação
O embaixador da Índia ressaltou a importância da visita a Sergipe e o fortalecimento da relação bilateral entre os dois países. “Esta é uma visita muito importante. A relação entre Índia e Brasil está crescendo rapidamente, com intercâmbios frequentes em alto nível. Energia, mineração e minerais críticos são temas novos e estratégicos para os dois países”, afirmou Dinesh Bhatia.
O diplomata destacou o potencial sergipano nas áreas de gás natural e minerais, além da convergência entre Índia e Brasil no setor agropecuário. “Somos grandes produtores agrícolas e grandes consumidores de fertilizantes. Se for possível desenvolver projetos conjuntos, seja na Índia ou no Brasil, isso é algo que queremos explorar”, destacou.
Potencial energético
O diretor-presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, destacou que Sergipe possui projetos relevantes na área de minerais críticos, além de vantagens competitivas em energia limpa. “Sergipe é forte em energia solar, eólica e hidrelétrica e possui um diferencial importante: disponibilidade de conexão na rede elétrica que, hoje, é um dos maiores gargalos do Brasil”, explicou.
O governador ressaltou, ainda, que, a partir de 2029, estão previstos cerca de 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia a serem explorados na costa sergipana, sendo parte desse volume operado por empresas indianas em parceria com a Petrobras. “Esse cenário abre espaço para discutir projetos industriais, como fertilizantes, aproveitando o gás como matéria-prima”, frisou.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Sedetec, Valmor Barbosa, reforçou que o gás natural pode impulsionar uma nova fase de industrialização no estado. “Além de escoar o gás para outras regiões, queremos que ele seja utilizado aqui, em indústrias de fertilizantes, cerâmica e vidro. Índia e Brasil são grandes importadores de fertilizantes, e Sergipe pode se tornar um polo estratégico nessa cadeia”, salientou.
Fonte: GOV SE




