Governo do Estado e montadora BYD dialogam sobre investimentos em Sergipe
Fábio Mitidieri recebeu presidente e vice-presidente da montadora que apresentaram propostas de negócios para o estado
O governador Fábio Mitidieri reuniu-se nesta quinta-feira, 7, com o presidente da empresa BYD, Tyler Lee; o vice-presidente, Alexandre Baldy; representantes da BYD Terra Santa Aracaju e gestores do Estado para tratar de investimentos da empresa no Nordeste. A BYD é uma das maiores montadoras do mundo, especializada em carros elétricos e híbridos.
Será criado um grupo de trabalho para discutir investimentos que podem chegar a Sergipe e possíveis incentivos aos carros elétricos no estado. "A partir de agora, vamos ter um grupo de trabalho entre a Agência de Desenvolvimento de Sergipe, a BYD e a Secretaria da Fazenda. Vamos evoluir na discussão para oferecer aos sergipanos mais uma oportunidade de negócios e de emprego por meio de investimentos da BYD e, obviamente, também estudar os incentivos necessários para que os carros elétricos possam ser uma matriz limpa mais presente no estado”, pontuou Fábio.
Alexandre Baldy destacou o acolhimento do Estado de Sergipe diante das propostas apresentadas pela empresa. “Ficou definido a criação de um grupo de trabalho para discutirmos essas frentes, entre elas a ampliação de hubs de carregamento para carros híbridos e carros elétricos, apoiados pela BYD pelo interior do estado de Sergipe, já que é um segmento que cresce bastante. Também discutimos a viabilidade de possíveis cadeias produtivas que possam ser verticalizadas para fornecer para nossa unidade industrial em Camaçari”.
Oportunidades
Sergipe está localizada a aproximadamente 300 km da planta industrial da BYD em Camaçari, Bahia, o que pode facilitar o fornecimento de componentes fabricados no estado para a unidade da empresa na Bahia. “É uma oportunidade que vai ser discutida, assim como era no tempo da Ford, poderá ser na operação da BYD, que fará a fabricação completa de um carro no primeiro semestre de 2025 na unidade”, afirmou Baldy.
Em outubro, a montadora bateu o recorde de vendas no Brasil, com cerca de 7,5 mil carros emplacados pelo país. “A BYD investe muito para se tornar uma empresa brasileira e ela vai ser uma empresa nordestina ao fabricar carros na Bahia. Nos últimos dois anos, ela cresceu bastante, trazendo novas tecnologias. Tudo isto desencadeia uma grande oportunidade, porque quando se reduz custos, melhoramos a qualidade de vida das pessoas e isso também foi discutido na reunião”, concluiu o vice-presidente Alexandre Baldy.
O presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), Milton Andrade, reforçou que a intenção é atrair para Sergipe uma cadeia produtiva que possa resultar em mais geração de empregos, renda e desenvolvimento para Sergipe. “Já temos 41 indústrias atendendo o setor automobilístico em Sergipe. O que solicitamos a BYD foi um roadshow para apresentar essas cadeias já existentes para que elas possam contratar o que nós já temos oferecendo de mercado, bem como entender o que eles faltam na rede de suprimento deles para que a gente possa atrair para Sergipe essa cadeia de produção no setor automobilístico. É um impacto muito grande, hoje são quase 12 mil empregos diretos gerados no setor e com o incremento da BYD, nós podemos aumentar esse número para cerca de mais 3 mil empregos”, relatou Milton, informando ainda que, ao final do grupo de trabalho, deverá ser assinado protocolo de intenções entre a empresa e o governo.
Fonte: ASN
Teto do INSS sobe para R$ 8.157,40 em 2025
Segurados que ganham acima do mínimo terão reajuste de 4,77%