Sergipe é o 2 do NE com menos empresas inadimplentes

O aumento da inadimplência pode ser atribuído, em grande parte, às despesas típicas de início de ano

Publiciado em 19/03/2024 as 16:00
GS/ Reprodução

Os negócios com contas atrasadas na região Nordeste somavam, em janeiro último, exagerados 1.105.674, sendo que Sergipe foi o 2º estado da região com menor número de empresas com dívidas atrasadas. Segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, a A Bahia foi a unidade federativa com o maior número de pessoas júridicas inadimplentes: 312.999.

“O aumento da inadimplência das empresas em janeiro pode ser atribuído, em grande parte, às despesas típicas de início de ano (IPVA, IPTU, reajuste de mensalidades e material escolar), refletindo um cenário sazonal onde as contas acumuladas nesse período impactaram temporariamente a capacidade de pagamento dos consumidores que, consequentemente, influenciam no caixa das companhias”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O Indicador também mostrou que as empresas do segmento de “Serviços” puxaram a elevação de janeiro, representando 54,9% das companhias inadimplentes, seguidas pelos negócios do “Comércio” (36,4%). Já em relação ao setor das dívidas, a maior parte era de “Outros” (28,5%), que considera contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O menos impactado em janeiro foi “Securitizadoras” (1,0%).

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.

Fonte: Serasa