Sergipe é o 2 do NE com menos empresas inadimplentes
O aumento da inadimplência pode ser atribuído, em grande parte, às despesas típicas de início de ano
Os negócios com contas atrasadas na região Nordeste somavam, em janeiro último, exagerados 1.105.674, sendo que Sergipe foi o 2º estado da região com menor número de empresas com dívidas atrasadas. Segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, a A Bahia foi a unidade federativa com o maior número de pessoas júridicas inadimplentes: 312.999.
“O aumento da inadimplência das empresas em janeiro pode ser atribuído, em grande parte, às despesas típicas de início de ano (IPVA, IPTU, reajuste de mensalidades e material escolar), refletindo um cenário sazonal onde as contas acumuladas nesse período impactaram temporariamente a capacidade de pagamento dos consumidores que, consequentemente, influenciam no caixa das companhias”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
O Indicador também mostrou que as empresas do segmento de “Serviços” puxaram a elevação de janeiro, representando 54,9% das companhias inadimplentes, seguidas pelos negócios do “Comércio” (36,4%). Já em relação ao setor das dívidas, a maior parte era de “Outros” (28,5%), que considera contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O menos impactado em janeiro foi “Securitizadoras” (1,0%).
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.
Fonte: Serasa
Sergipe comemora avanços na transição energética e fortalecimento da região portuária em 2024
Estado iniciou construção do Plano Estadual de Transição Energética, incluindo hub de Hidrogênio Verde na área do porto, e articulou operacionalização da ZPE