São Cristóvão marca 15 anos da chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Mundial da Humanidade nesta sexta-feira,
Exposição e reabertura do Museu Histórico de Sergipe integram programação especial

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, a cidade de São Cristóvão recebe uma programação especial pelos 15 anos da chancela da Praça São Francisco como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As atividades começam às 18h, no prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e integram o projeto Cidade Seresta, promovido pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), com apoio do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e da Secretaria Especial da Cultura (Secult).
Como parte da programação, será aberta ao público a exposição ‘O Porvir é Agora: 15 anos de chancela da Praça São Francisco’, que propõe uma reflexão sobre as memórias, mudanças e significados que atravessam a história da Praça. Vídeos e fotografias convidam o público a revisitar vivências cotidianas e momentos simbólicos que mostram a relação da população com o espaço.
As imagens reunidas pertencem aos acervos do Iphan, do Instituto Marcelo Déda e do arquivo central da Universidade Federal de Sergipe. Conforme a curadora Laís Santos, embora as fotografias tenham diferentes autores, os registros são anônimos. “Celebrar os 15 anos de chancela como patrimônio da humanidade é a nossa prioridade, sem perder de vista a importância da historicidade de São Cristóvão, que é rica em diversidade cultural e patrimonial. A Praça São Francisco nos lança para o mundo e demonstra a grandiosidade de um estado tão pequeno e ao mesmo tempo gigante”, destaca Laís.
A noite também marca a reabertura do Museu Histórico de Sergipe, instituição museal mais antiga do estado e uma das mais visitadas de São Cristóvão. Após três anos em processo de restauro e um investimento de mais de R$ 1,4 milhão, o museu reabre com novas exposições, melhorias na estrutura e restauro do acervo. A visitação será organizada em salas temáticas, com exposições fixas e temporárias. A solenidade de reabertura contará com apresentação do Quinteto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse).
Praça São Francisco
Tombada em 18 de agosto de 2010, a Praça São Francisco, localizada no Centro Histórico de São Cristóvão, datada do século XVI, foi traçada segundo a Ordenação Filipina, um código urbano utilizado pela realeza espanhola nas colônias ultramarinas, no tempo de Felipe II.
O conjunto arquitetônico da praça é o único exemplar no Brasil que se constitui como um assentamento urbano que representa a fusão do modelo urbanístico utilizado por Portugal e Espanha. Compõe-se de um espaço quadrilátero definido por suas edificações do entorno: Igreja e o Convento de São Francisco, Museu de Arte Sacra, a antiga Santa Casa de Misericórdia com anexo à Igreja Santa Izabel e o Palácio dos Governadores, atualmente Museu Histórico de Sergipe, além dos demais casarios do entorno.
Fonte: GOV SE
Governador anuncia parcerias com o município de São Cristóvão durante entrega de reforma do Museu Histórico de Sergipe
Em evento que também marcou os 15 anos da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade, Fábio confirmou despachos uma vez por mês no município e apoio ao Fasc