As praias de Aracaju seguem como um dos principais pontos de encontro desta estação e, para fortalecer a conscientização ambiental nesses espaços, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou neste sábado, 6, uma ampla ação de educação ambiental ao longo da faixa litorânea da praia do Havaizinho. A mobilização reuniu cerca de dez educadores ambientais e contou com a parceria da ONG Moradia e Cidadania, que engajou voluntários para somar esforços nas atividades desenvolvidas.
Segundo a Coordenadoria Ambiental da Emsurb, a mobilização envolveu orientações ao público por meio de abordagens educativas sobre descarte correto, preservação do ecossistema marinho e a importância do cuidado compartilhado com as praias. “Essa ação busca aproximar-nos dos banhistas e despertar neles o senso de pertencimento. É fundamental manter nossas praias limpas para proteger a vida marinha — já que muitos animais ingerem plástico ou ficam presos em resíduos —, preservar os oceanos, que regulam o clima e produzem oxigênio, e evitar a contaminação da cadeia alimentar”, destacou José Carlos Santos Neto, supervisor operacional ambiental responsável pela condução do projeto.
Paralelamente, os agentes de limpeza realizaram a coleta de rejeitos e materiais recicláveis, garantindo que todo o conteúdo recebesse a destinação adequada. Ao final, os recicláveis serão encaminhados para a Cooperativa União, fortalecendo a cadeia da reciclagem na capital.
A assistência social, Ângela Miranda, e voluntária na ação, destacou que esse tipo de iniciativa poderia ser evitado se cada cidadão fizesse a sua parte e transmitisse esse cuidado aos filhos. “O que mais encontramos hoje são copos descartáveis e embalagens deixadas na areia. Se cada pessoa trouxer um saco para recolher o próprio lixo e levá-lo de volta, já dará uma grande contribuição para o meio ambiente.”
A atividade marca o início de uma cooperação que deve ser ampliada.
De acordo com a Coordenadoria Ambiental, a Emsurb pretende tornar a iniciativa permanente, passando a executá-la de forma contínua. A ação reforça o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade, a vida marinha, além estimulo ao cuidado com as praias.
Sérgio França, torneiro mecânico e surfista, ressaltou a importância da conscientização dos frequentadores da praia. “A gente mesmo, às vezes, sai catando alguns plásticos. Quando está muito cheio, recolhe, coloca mais adiante, na sacola plástica, no lixeiro. Para o meio ambiente, isso é fundamental. É o futuro da nossa espécie, dos animais, dos peixes, das tartaruguinhas.”
De acordo com a Coordenadoria Ambiental, a Emsurb pretende tornar a iniciativa permanente, passando a executá-la de forma contínua. A ação reforça o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade, a vida marinha, além estimulo ao cuidado com as praias.
Fonte: PMA




