Hemose promove coleta de sangue no RioMar Shopping Aracaju

A ação de coleta externa segue até o dia até 29 de agosto

Publicado em 09/08/2025 às 05:33

Durante todo o mês de agosto, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), está com um posto de coleta no RioMar Shopping Aracaju, localizado no segundo piso. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, com opção para doadores espontâneos ou com agendamento prévio, sendo aberto a todos os públicos aptos à doação. A ação já contabilizou, aproximadamente, 50 doações, reforçando a importância da descentralização do atendimento, com o objetivo de facilitar o acesso da população à doação de sangue.

Para a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, o posto no shopping é fundamental para ampliar a captação e sensibilizar a comunidade. “Estar presente em um local com grande fluxo, como o RioMar Shopping, é uma estratégia essencial para aproximar a doação de sangue da população, facilitando o acesso e incentivando novos doadores. A mobilização em ambientes como esse contribui diretamente para salvar vidas”, destacou. 

Entre os voluntários que já compareceram ao posto de coleta está Alexandro Mota, doador regular, que destacou a importância de ajudar quem precisa. “Sou doador de sangue regular e hoje vim doar aqui no Shopping RioMar por conta da mãe de um colega que está internada no Huse. Ele pediu ajuda e, como eu pude colaborar, não pensei duas vezes. Aproveitei também a localização, que é próxima ao meu trabalho, e a facilidade de acesso ao shopping”, afirmou. 

A professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Cristine Arndt de Santana, também marcou presença no posto de coleta. Doadora há quase dez anos, ela contou que começou a doar após um pedido familiar e, desde então, incorporou o gesto à sua rotina. “Comecei a doar quando meu cunhado precisou. A partir daí, percebi a importância de tornar isso um hábito, sempre respeitando os intervalos e condições necessárias. Descobri, inclusive, que meu tipo sanguíneo é raro, o que me motivou ainda mais a manter essa prática”, explicou. 

O Hemocentro de Sergipe realiza captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilização, fracionamento e distribuição do sangue para a hemorrede de Sergipe. A rede de assistência é formada por 37 unidades de saúde, incluindo o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), unidades de pronto atendimento e ambulatório.

Requisitos para doação

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, sem sintomas de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar acima de 50 quilos. No dia da doação, o voluntário deve comparecer ao Hemose bem alimentado e portando um documento oficial com foto. Mais informações e agendamentos podem ser realizados pelos telefones (79) 3225-8019 ou (79) 3225-8039.

Seja um doador de medula óssea

No local, os voluntários também podem realizar o cadastro como doadores de medula óssea no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Nesse caso, o candidato deve estar em bom estado de saúde e ter entre 18 e 35 anos de idade.

 

Fonte:GOV SE

Publicidade

Publicidade