Intercâmbio aproxima alunos sergipanos e estrangeiros em universidade de Aracaju
Estudantes voluntários acompanham e orientam colegas de outros países que vêm a Sergipe para fazer um semestre de intercâmbio acadêmico; programa é uma oportunidade para aprimorar idiomas e conhecimentos sobre outros países
Como conhecer o mundo sem sair de sua cidade? É a proposta de um programa de internacionalização promovido pela Universidade Tiradentes (Unit) junto a seus estudantes: o programa Buddy, cujo nome quer dizer “colega”, em inglês. Através dele, alunos dos mais variados cursos da instituição se apresentam como voluntários e são designados para acompanhar e auxiliar estudantes de outras universidades do exterior que vêm a Aracaju para fazer mobilidade acadêmica, isto é, fazer algumas disciplinas de seu curso na Unit.
O programa existe desde 2016 e, desde então, já teve a participação de cerca de 75 estudantes, sendo 17 apenas neste ano. Ao longo do período de intercâmbio, que pode ser de seis meses ou de um ano, os participantes do programa, chamados de buddies ou padrinhos/madrinhas, acompanham o estudante internacional em seu processo de adaptação à Unit e à cidade de Aracaju, ajudando e orientando-o em procedimentos burocráticos e institucionais; em providências relacionadas a transporte, moradia, vistos e planejamento financeiro; além de integrá-lo em atividades de socialização, lazer e turismo.
Este acompanhamento acaba sendo um grande aprendizado para os buddies, como Maria Fernanda Borges Araújo, do do curso de Engenharia Mecatrônica. Ela, juntamente com a aluna Lavínia Helena da Cruz, de Administração, acompanham há três meses o colombiano Frederick Soler Fandiño, estudante de Administração da Universidade de Boyacá, na Colômbia, e está em intercâmbio na Unit. Segundo ela, o convívio com ele lhe permitiu aprimorar o idioma espanhol e conhecer mais sobre a cultura, as cidades, as tradições e os costumes do país vizinho.
“Acho que o atrativo principal do Buddy para um universitário é o desafio de lidar com pessoas. É possível desenvolver soft skills importantes como a comunicação e resolução de problemas. Existe a troca de conhecimentos e de cultura, além da oportunidade de praticar o idioma do intercambista. E apesar de falarmos idiomas diferentes, não se torna uma barreira para conhecer uma pessoa”, destaca Fernanda, que já pensa na possibilidade de fazer futuramente o caminho inverso. “O Frederick me abriu os olhos para a possibilidade de realizar essa experiência também, de ser intercambista no país dele”, revela.
De acordo com Júlia Gubert, assessora da Gerência de Relações Internacionais da Unit, os buddies acompanham os alunos internacionais que vêm passar o semestre e também os alunos de Medicina que vêm cursar um mês de internato ou práticas em hospitais de Sergipe. “O Programa Buddy é direcionado a todos os estudantes da Unit que têm interesse em ter contato com novas culturas e idiomas. Além do acompanhamento e orientação dos estudantes internacionais, ele busca promover uma experiência construtiva para os estudantes Tiradentes com estudantes internacionais, visando ampliar suas habilidades de linguística e liderança; além de promover a internacionalização em casa (at home) e auxiliar os estudantes da Unit no desenvolvimento de competências interculturais”, afirma.
Para participar do Buddy, os alunos da Unit se inscrevem através de um formulário e passam por um processo seletivo interno. Os aprovados assinam um termo de voluntariado e são colocados em contato com os alunos internacionais, para que eles se conheçam e já comecem a auxiliá-los, especialmente na busca por uma acomodação em Aracaju. Em seguida, eles poderão participar das atividades sociais e de orientação acadêmica, que ocorrem durante todo o semestre e são especialmente pensadas para integrar os estudantes estrangeiros à comunidade local. Entre elas, um evento de boas-vindas, passeios por pontos turísticos de Aracaju e oficinas temáticas de dança e gastronomia. Ao final do semestre, os buddies ganham um certificado de 40 horas.
Atualmente, a Unit mantém acordos de parceria com 62 faculdades, universidades e institutos baseados em 19 países. Através destes acordos, alunos da Unit são enviados para estas instituições e passam a fazer intercâmbios de curta duração, com prazo determinado para retornar ao Brasil. Em contrapartida, estudantes destas instituições são enviados à Unit para fazer o intercâmbio na Unit, em Aracaju.
Autor: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit
Pagamento dos servidores do Poder Executivo terá início no dia 30
Com o cumprimento do calendário, serão cerca de R$ 480 milhões injetados na economia sergipana