Estudantes de Direito apresentam estudo sobre AjuInteligente ao prefeito
Alunos do mestrado e da graduação realizam estudo sobre a ferramenta digital que oferece serviços públicos municipais desde maio de 2019.
No último dia 09, o professor da Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes, Diogo Calasans, entregou seu livro “Cidades Inteligentes para Quem?", ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. A obra engloba uma pesquisa científica com bolsa PIBIC-CNPQ- UNIT sobre Aracaju denominada: “Aproximando o direito à cidade inteligente: uma análise do plano diretor de Aracaju à luz da Agenda 2030 e o ODS-11”, e conta ainda com a participação da mestranda pesquisadora Jucivânia Santos de Souza..
O estudo aponta mecanismos que facilitem ainda mais o acesso do cidadão aos serviços do portal AjuInteligente. A partir disso, foi elaborada uma cartilha, agora disponibilizada para a administração municipal, com todas orientações sobre a utilização dessa ferramenta de forma prática.
“Recebi, com muita alegria, dois alunos da Universidade Tiradentes, Jocivânia Souza, mestranda em em Direitos Humanos, e Gustavo Oliveira, graduando em Direito, que estiveram no meu gabinete acompanhados do professor do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Unit, Diogo Calasans. Eles vieram me entregar o resultado do projeto de pesquisa que realizaram e que teve como objeto de estudo o nosso sistema do AjuInteligente. Esse trabalho foi feito ao longo de um ano de pesquisa, tudo para melhorar essa plataforma digital da Prefeitura, que oferece mais de mil serviços online, para que a sociedade possa aprender a utilizar facilmente a ferramenta. Fico muito feliz com essa atitude, pois mostra que a universidade está trabalhando para produzir conhecimento para melhorar a vida das pessoas, uma grande contribuição para o nosso município”, afirma o prefeito Edvaldo Nogueira.
AjuInteligente é uma ferramenta digital que está à disposição dos aracajuanos para acesso a diversos serviços públicos municipais desde maio de 2019. Ela permite que o cidadão possa acessar esses serviços de maneira digital, sem precisar se deslocar à sede dos órgãos, bem como requerer documentos e outras demandas através do celular, tablet ou computador. Além disso, a ferramenta representa também uma economia mensal de R$ 190 mil nas contas públicas, já que com sua implantação houve uma redução na necessidade de utilização de papel nas repartições municipais.
“Entregamos ao prefeito um manual, passo a passo, sobre o portal Aju Inteligente que serve de orientação a população de Aracaju de como utilizar, de forma rápida e fácil o referido portal, sendo fruto de outra pesquisa de Iniciação Científica realizada na Universidade Tiradentes com bolsa do CNPQ, intitulada ‘Cidades Inteligentes e Políticas de Governo Digital: Entre o Levantamento do Uso das Novas Tecnologias na Esfera dos Serviços Governamentais Digitais em Aracaju/SE e os Desafios no Combate à Segregação Digital’, orientada por mim e com colaboração da aluna do doutorado em Direito, Letícia Cruz; da aluna do mestrado em Direitos Humanos, Jucivania Souza e do estudante da graduação em Direito, Gustavo Oliveira, todos alunos da Unit”, explica professor Diogo Calasans.
Para Jocivânia, além da pesquisa trazer à tona as respostas que foram utilizadas como orientações na elaboração da cartilha, estudar o AjuInteligente foi uma oportunidade de conhecer melhor a plataforma digital do município.
“O estudo permitiu que entendêssemos quais são esses serviços oferecidos pela Prefeitura através da ferramenta e, a partir disso, compreender as dificuldades das pessoas no uso dela. Esse trabalho mostrou como é possível popularizar o site, para que as pessoas possam ter acesso, e entender como é prático e fácil de utilizá-lo. Ter sido recebidos pelo prefeito para apresentar essa pesquisa também foi muito importante, pois assim podemos publicizar melhor esse material e auxiliar a população aracajuana”, considera.
Já o aluno da graduação, Gustavo Oliveira, destaca que a cartilha produzida com as orientações acerca do AjuInteligente “é muito necessária, pois viabiliza o conhecimento para toda a população sobre o funcionamento do site”. Além disso, o universitário reforçou que “a existência dessa plataforma e utilização dela de forma correta pode ser um facilitador das necessidades da vida cotidiana”.
De acordo com o professor, os alunos ficaram entusiasmados com a ideia de entregar, diretamente ao gestor da cidade, o resultado do trabalho elaborado por eles e por saberem que estão contribuindo com a sociedade. “Os alunos ficaram muito felizes, pois trouxemos presencialmente ao prefeito essa importante pesquisa realizada por eles. O trabalho resultou em um passo a passo para que a população que não sabe utilizar a internet possa, de forma facilitada, ter acesso a esse grande portal que temos, que oferta uma série de serviços para os aracajuanos”, completa Diogo Calasans.
Por Raquel Passos
Fonte: Asscom Unit, com informações da Prefeitura
Eleições 2024: TSE ratifica que não pode haver sorteios e apostas sobre o resultado das eleições
Tribunal também esclareceu que a conduta pode ser configurada como crime eleitoral e como abuso de poder econômico.