Utilização do e-Social pelas empresas será abordado em palestra
Nesta sexta-feira (22) a seccional sergipana da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SE), em parceria com a Totv’s, realizará evento com o intuito de desvendar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) mecanismo adotado pelo governo federal e que passa a ser adotado, obrigatoriamente, pelas empresas brasileiras, a partir de janeiro do ano que vem. O evento acontece das 8h às 12h, no hotel Real Classic, na Orla de Aracaju.
A atividade é destinada a profissionais de recursos humanos, contabilistas e áreas afins que, durante toda a manhã, terão a oportunidade de conhecer detalhadamente, o eSocial, sistema através do qual empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
“Precisamos conhecer o eSocial, uma vez que ele substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações de cada ente. Esse evento é uma oportunidade de dirimirmos dúvidas, conhecermos o mecanismo e saber o que é positivo, ou não”, disse Claúdia Soledade, presidente da ABRH/SE, observando que a expectativa é de que o programa possa contribuir para reduzir a burocracia.
Entre as unificações que o eSocial provoca, estão cerca de 44 obrigações sociais, dentre elas a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Banese cresce, amplia crédito e avança no setor imobiliário em 2024
Além disso, o banco dos sergipanos foi autorizado a operar a Loteria estadual, anunciou novo concurso público, e fortaleceu o apoio à cultura, ao esporte e à educação sergipana.