Valadares Filho: a relação entre investimentos e resultados em educação é direta
O deputado Valadares Filho (PSB-SE) manifestou preocupação em relação aos baixos índices de investimento em educação. Para o deputado, existe um falso consenso de que a superação dos entraves de toda ordem pode vir pela educação. “Digo que é falso, pois se fosse verdadeiro esse acordo, o Brasil não estaria no estágio de desenvolvimento em que se encontra”.
Valadares Filho destaca que se a educação no Brasil fosse levada verdadeiramente a sério, os níveis de educação formal da população seriam outros. “Teríamos níveis de escolaridade semelhantes aos da Coreia do Sul; ou da Finlândia, por exemplo.”
O estudo divulgado recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), compara 35 países, alguns deles já considerados desenvolvidos; e outros no estágio em que se encontram Brasil, Argentina, Chile, por exemplo. O Brasil investe o equivalente a U$ 3.800 dólares (equivalente a R$ 11.700,00) por ano para alunos na faixa dos dez anos de idade, ou seja, o que correspondente aos primeiros anos de nosso Ensino Fundamental 01, que vai do primeiro ao sexto ano. Enquanto que o país com melhor desempenho, Luxemburgo, investe mais de U$ 8.700 dólares (equivalente a R$ 21.200,00).
O deputado do PSB de Sergipe ressalta que, diante das últimas ações do Executivo, não está parecendo que o Brasil esteja querendo alcançar índices de desenvolvimento semelhantes aos dos países desenvolvidos. O que está sendo sinalizado pelo Planalto é que o Brasil está mais para ir em busca do valor aplicado pela Indonésia, que não alcança U$ 1.500 dólares por aluno.
“É importante saber que, quando se trata de educação – ou de qualquer outra política pública séria – os milagres não existem. É necessário, mesmo, que haja investimentos”, frisou Valadares Filho
Banese cresce, amplia crédito e avança no setor imobiliário em 2024
Além disso, o banco dos sergipanos foi autorizado a operar a Loteria estadual, anunciou novo concurso público, e fortaleceu o apoio à cultura, ao esporte e à educação sergipana.