Editais de concursos da PM de Sergipe são republicados com vagas para pessoas com deficiência e mais duas alterações

Segundo a retificação, houve mudanças no cronograma e idade mínima para participar da seleção.

Publiciado em 19/12/2024 as 11:00
SSP-SE/ Reprodução

Foram republicados nesta quinta-feira (19) os editais dos concursos da Polícia Militar, com reserva de 5% de vagas para pessoas com deficiência (PcDs), além de alterações no cronograma [veja abaixo] e da idade mínima para participar da seleção. O concurso havia sido suspenso após determinação da Justiça a pedido do Ministério Público de Sergipe.

Segundo a retificação, com as mudanças no cronograma, a data da prova passa a ser 23 de fevereiro. Outra novidade é que a idade mínima de 18 anos só será cobrada no ingresso para o curso de formação, com previsão para iniciar no fim de agosto de 2025.

Publicados em outubro, os editais ofertam 300 vagas para soldado combatente, 30 para oficial combatente e cinco para oficiais médicos.

"São 300 vagas para soldado combatente, sendo 14 para pessoas com deficiência e 30 vagas para cotas de pessoas negras. No cargo de oficial combatente, duas vagas para pessoas com deficiência. Já no quadro de oficial de saúde não será possível a reserva de vaga de imediato, que será por excedência. Pois são cinco vagas para oficial de saúde, mas dessas cinco vagas, é uma para médico veterinário, duas para odontólogo, uma para psiquiatra e uma para endocrinologista. Em caso de excedência, aí sim haverá essa reserva de vaga PcD", disse o tenente-coronel Alysson Cruz.

Sobre mudanças no Teste de Aptidão Física (TAF) para pessoas com deficiência, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) informou que está em tratativas com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para assegurar que todos os procedimentos estejam "em conformidade com as normas legais e com as melhores práticas para a execução do concurso público".

Os requisitos básicos para participação incluem idade entre 18 e 35 anos e altura mínima de 1,60 metros para homens e 1,55m para mulheres, além do nível de escolaridade exigido para cada cargo.

As taxas de inscrição são de R$120 para o cargo de soldado combatente e R$160 para os cargos de oficial combatente e oficial da área de saúde.

Novo cronograma

Solicitação de isenção do valor de inscrição: 20 a 23/12/24
Período de reabertura de inscrições: 03/01/25 a 01/02/25
Aplicação de provas (objetivas e dissertativas): 23/02/25
Teste de Aptidão Física (TAF): 25/04 a 29/04/25
Início dos cursos de formação: 25/08/25

Fonte: G1 Sergipe