Governo de Sergipe anuncia nomeação dos aprovados no concurso público para contador do Estado

Primeiro concurso realizado para a área de contabilidade no Estado depois da Constituição de 1988, certame registrou 1.302 inscrições e teve a efetiva participação de 853 candidatos, que disputaram 54 vagas

Publiciado em 11/04/2024 as 15:00
André Moreira/ ASN

O governador Fábio Mitidieri anunciou nesta quinta-feira, 11, ao lado da secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, a convocação de 54 candidatos aprovados no concurso público para contador do Estado. O resultado final e a homologação do concurso estão publicados no Diário Oficial do Estado de Sergipe desta quinta-feira, 11. O concurso foi o primeiro para a área de contabilidade no Estado após a Constituição de 1988.

O certame registrou um total de 1.302 inscrições e teve a efetiva participação de 853 candidatos, que disputaram 54 vagas, sendo 39 para ampla concorrência, dez para pessoas com deficiência (PcD) e cinco para afrodescendentes. O concurso foi realizado com o objetivo de aprimorar a estrutura de pessoal e contribuir para uma gestão mais eficiente e transparente.

De acordo com o governador Fábio Mitidieri, essa é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a valorização do servidor público e, consequentemente, com a qualidade dos serviços prestados à população. "A gestão vem trabalhando para estruturação da carreira do servidor. Os concursos objetivam valorização do serviço público, para que a gente possa capacitar o servidor e prestar um melhor atendimento ao sergipano", considerou o chefe do Executivo estadual.

Assim como ele, a secretária Lucivanda Nunes destacou que a realização do concurso público para contador está entre as ações do governo para democratização do acesso ao serviço público e para estruturação das carreiras do Estado em prol da melhoria dos serviços aos cidadãos. “Esse é um cargo extremamente importante, e os novos contadores serão distribuídos em diversas secretarias de Estado, visando aprimorar a desempenho da gestão administrativa, o controle fiscal e as prestações de contas”, sintetizou.

A nomeação dos candidatos será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 12. A partir de agora, os candidatos aprovados serão nomeados, convocados, passarão por perícia médica admissional e serão lotados em suas respectivas funções. Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no site oficial da banca organizadora, IBGP Concursos.

Os novos contadores do Estado atuarão em diversas pastas da administração estadual, executando atividades ligadas ao fornecimento de informações contábeis e de relatórios em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, visando subsidiar à tomada de decisões por parte dos gestores públicos e do Governo do Estado.

Confira o termo da homologação no Diário Oficial.

Concurso para contador do Estado

O concurso público para contador do Estado contou com prova objetiva composta de questões de conhecimentos gerais e específicos, prova discursiva envolvendo redação de texto dissertativo, além da prova de títulos que avaliou a capacitação e a especialização técnico-profissional de cada candidato.

Concursos

Atualmente, o Governo do Estado gerencia 18 concursos públicos: quatro homologados – Secretaria de Estado da Administração (Sead), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Polícia Civil e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro); oito em andamento e seis em vigência, que juntos resultam em mais de 400 novos servidores para a administração estadual.

Fonte: ASN