Forró Caju 2023: iniciado o cadastramento para comercialização na área do evento

O prazo para o cadastramento termina na próxima quarta-feira, dia 7.

Publiciado em 05/06/2023 as 14:00
Emsurb/ Reprodução

Para uma parcela dos aracajuanos, a edição de 2023 do Forró Caju representa também uma excelente oportunidade de incrementar o orçamento familiar. Nesta segunda-feira, 5, parte desse público começa a comparecer à sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), onde acontecem as inscrições para os ambulantes interessados em comercializar durante o evento, que será realizado pela Prefeitura de Aracaju, no período de 23 a 29 de junho, na praça de eventos Hilton Lopes, localizada entre os mercados centrais. O prazo para o cadastramento termina na próxima quarta-feira, dia 7.

A vendedora de lanches Ana Maria dos Santos Souza está inserida neste grupo. Enquanto aguardava para formalizar o seu cadastro, a aposentada de 67 anos declarou que nunca ficou de fora do tradicional festejo e que espera, assim, continuar contando com a sorte de ser contemplada também neste ano. O motivo de tanta fé, segundo dona Ana, é conseguir realizar uma reforma que, há tempos, está em seus planos.

“Se a sorte se repetir, meus planos com essa renda extra vão ser de ajeitar um quarto bem bonito, com tudo que tenho direito, que com fé em Deus vai ser fruto do Forró Caju. Eu já tenho uma história com essa festa e acho que passo mal se ficar em casa", diz sorridente. "Tenho certeza de que o prefeito Edvaldo Nogueira vai fazer um bom evento este ano. Hoje eu sou aposentada e através dessas vendas consigo esticar um pouco mais o benefício que recebo. Em todos os anos que participei, consegui ser contemplada e ajudar toda a minha família”, afirma a comerciante.

Quem tenta a sorte também é a negociante de balas Ana Santos, de 42 anos, sendo esta a terceira vez que a dona de casa participa de uma inscrição para vendas no Forró Caju. Tendo a atividade como a sua principal forma de sustento, ela guarda boas esperanças de ser contemplada e tece elogios ao processo de cadastramento, estruturado sempre de forma a promover maior comodidade aos que buscam por uma oportunidade de ampliar os lucros.

“Acompanhei toda divulgação da festa pelo telejornal e também no site da Prefeitura de Aracaju. Consegui ser contemplada em outros eventos, sendo o último deles o aniversário da cidade. Quanto ao processo de inscrição, não tenho do que reclamar, pois acho que está muito bom e sem nenhum tipo de burocracia”, expõe a comerciante que mantém seu negócio ativo há cerca de 22 anos.

Cadastro e vagas
Para o Forró Caju deste ano, foram disponibilizados 194 pontos de comercialização, distribuídos entre os segmentos que correspondem à venda de adereços juninos; amendoim; balas; bebidas (box e isopor), drinks/capeta, milho, pipoca, lanches/diversos, tal como towner e food-truck.

No ato do cadastramento, os interessados devem apresentar um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, referente a um endereço na capital e em nome do candidato, além do certificado do Curso de Manipulação de Alimentos, emitido por instituições oficiais e contendo o nome do comerciante que deseja concorrer à vaga. Nas categorias Towner e Food-Truck, o solicitante deverá estar munido também do documento do veículo.

“Lembrando que a Emsurb atuará, no decorrer de todo o período da festa, para garantir o cumprimento das medidas previstas em edital, dentre elas o uso da credencial de identificação e a atividade comercial em local fixo, demarcado pela empresa municipal. No sorteio, serão acrescentados dois números reserva, em caso de desistência dos candidatos contemplados. Estes suplentes sorteados, e que não forem convocados, serão alocados na área externa do evento”, reitera o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

O sorteio das vagas, que poderá ser acompanhado pelo público, será realizado no dia 13 de junho, a partir das 10h, na sede da Direpa, no Parque da Sementeira. A concessão do espaço público acontecerá a partir do pagamento de uma taxa para a liberação das credenciais que deverão ser utilizadas pelos comerciantes, durante todo o evento. Os boletos terão um prazo para pagamento até o dia 16.

Fonte: Agência Aracaju de Notícias