Correios - Serviço de Achados e Perdidos tem milhares de documentos disponíveis para retirada

Documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou depositados em caixas de coleta de correspondências

Publiciado em 03/02/2023 as 17:00
Agência Brasil/ Reprodução

Com as festas de fim de ano, prévias carnavalescas e movimento mais intenso no comércio nesta época do ano, é comum a perda de documentos pessoais. Para ajudar o cidadão a recuperá-los, os Correios oferecem o serviço de Achados e Perdidos. Em todo o Brasil, mais de 19 mil documentos estão disponíveis para retirada nas principais agências do país. Em Sergipe, no momento, cerca de 200 documentos perdidos podem ser resgatados por seus titulares na Agência Central, em Aracaju.

Instituído há mais de 30 anos, o serviço tem o objetivo de encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Somente em 2022, os Correios receberam em suas unidades de atendimento mais de 125 mil documentos. No entanto, apenas 1,7% deles são procurados e devolvidos aos proprietários. Os demais são remetidos ao órgão emissor.

Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou depositados em caixas de coleta de correspondências. Uma vez recebidos, os documentos são cadastrados, acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante 60 dias. No site dos Correios, é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada.

Para recuperar um documento, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade, e pagar o valor de R$ 6,95 pelo serviço. Os documentos só podem ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o objeto perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que o objeto seja enviado à agência mais próxima do requisitante.


Por Assessoria de Imprensa