Empregabilidade: oferta de vagas em Farmácia está em alta

Em 2022, a oferta de empregos no setor chegou a mais de 41 mil vagas

Publiciado em 26/01/2023 as 19:30
Divulgação

A oferta de vagas na área de Farmácia está em alta. Em constante crescimento no mercado, o setor farmacêutico possui inúmeras possibilidades, como na indústria cosmética, de medicamentos, vacinas e alimentos, além da presença obrigatória em hospitais e laboratórios. Somente em 2022, houve um saldo positivo na oferta de empregos, chegando a mais de 41 mil vagas. A profissão é a segunda com mais novos empregos do Brasil.

Com uma imensa variedade de áreas e ambientes em que o farmacêutico pode atuar, a tendência é aumentar ainda mais o número de vagas e oportunidades. “É uma das mais completas da área da Saúde, podendo o profissional atuar em cerca de 130 especialidades. Dentre elas, análises clínicas, farmácia clínica, cosmetologia e estética, toxicologia, fitoterapia, desenvolvimento de medicamentos e cosméticos”, diz a coordenadora de área dos cursos da Saúde da Universidade Tiradentes (Unit), Dra. Juliana Dantas.

Cursar uma graduação em Farmácia aumenta as oportunidades no mercado de trabalho. As áreas de atuação permitem ao graduado ter mais chances de crescimento na profissão, obtendo conhecimentos em diversos ramos e, com isso, integrando as atividades ao exercício profissional.

“O curso de Farmácia da Unit conta com corpo docente composto por doutores, com ampla experiência profissional na área farmacêutica. O aluno tem acesso a tecnologia de ponta e aprendizado dinâmico. Com oportunidade de estagiar do 3º ao último período do curso. Além da oportunidade de se inserir em pesquisa científica, estágio extracurricular e intercâmbio”, destaca Dantas.

Estrutura
A Unit foi pioneira no estado e oferece o curso há 26 anos. “É um curso que já colocou muitos profissionais renomados na assistência farmacêutica em Sergipe e no Brasil. Temos uma alta taxa de empregabilidade no mercado: em média 90% dos alunos formados na Unit estão empregados”, acrescenta. Desde 1999, a universidade já formou 1.333 farmacêuticos.

Com toda a estrutura oferecida pela Unit, a estudante Vitória Dias, sente-se preparada para o mercado de trabalho. “Sinto que estou sendo preparada pelos melhores profissionais, melhores locais de estágios que me dão oportunidade de viver na prática o que vejo em teoria, conhecendo as principais áreas de atuação. Além disso, a estrutura da Unit com laboratórios bem equipados me proporcionam um maior aprendizado”, afirma.

“Os laboratórios repletos de tecnologias inovadoras, muitas oportunidades de projetos que vão além da graduação e a biblioteca que é repleta de livros e de lugares aconchegantes para estudar para as provas, além de disponibilizar chromebooks para que possamos usar em qualquer local da universidade”, acrescenta a estudante.

Estágios
A estudante Emília Santos concorda que a estrutura da Unit é um aspecto que chama a atenção. “Sem dúvida os laboratórios são todos muito bem equipados, com aparelhos de alta tecnologia e de uso industrial, vidrarias para as aulas práticas e substâncias de todos os tipos e qualidade para os experimentos e manipulação de produtos para as aulas e os nossos estágios", diz.

Apaixonada pelas áreas de manipulação e cosmetologia, ela ainda está em dúvida sobre qual delas vai seguir. Mas, de uma coisa ela tem certeza: os estágios do curso ajudarão na hora de escolher. “As aulas práticas e teóricas, e principalmente os estágios que começam já no terceiro período, nos fazem vivenciar desde dos primeiros períodos as áreas de atuação, a conhecer o mercado de trabalho e ajudando a decidir com certeza a área para seguir”, conclui.

Quer saber mais sobre essa graduação? Clique aqui.


Por Asscom Unit