Defesa Civil estadual disponibiliza serviço de alerta por mensagem sobre previsão de desastres naturais

Em Sergipe, 103.390 celulares já foram cadastrados; para receber os alertas é só enviar SMS para o número 40199 e informar na mensagem o CEP da região em que reside

Publiciado em 25/01/2023 as 19:30
ASN/ Reprodução

O Governo de Sergipe tem atuado para ampliar o serviço de informação para alertar a população sobre as previsões de desastres naturais, como inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terra, que venham ocorrer nos municípios sergipanos. Desde 2018, quando o serviço via SMS começou a ser disponibilizado, 103.390 celulares foram cadastrados. O levantamento foi feito pela Defesa Civil estadual, junto ao banco de dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), responsável pelo envio dos torpedos.

O sistema segue o exemplo de países como Canadá, Bélgica, Chile e Japão e já foi instituído em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A ferramenta é gratuita tanto para a população quanto para o Governo do Estado, conforme estabelece a Lei Federal n° 12.983, de 02 de junho de 2014. Seu papel fundamental é auxiliar os órgãos de Defesa Civil na prevenção e na redução dos impactos causados por desastres naturais.

De acordo com o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz, graças a esses alertas, muitas vidas têm sido salvas. “A população de todo o estado pode se antecipar em casos de previsão de um evento adverso que possa trazer um transtorno. As pessoas têm aquele instinto de autoproteção. Por exemplo, se está chovendo muito e há risco de inundação, elas já saem de casa sabendo que há uma possibilidade desse risco ocorrer, e muitas até evitam sair. Então, é um sistema de suma importância que possibilita salvar muitas vidas”, ressalta.

Luciano destaca que essa ferramenta foi mais uma grande aliada no trabalho recente realizado pela Defesa Civil em proteção às comunidades ribeirinhas do Estado, que receberam a notícia do aumento do volume de água das comportas da Usina Hidroelétrica de Xingó. “O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), alertou a população às margens do Rio São Francisco, mas aqueles que já estavam cadastrados no sistema receberam um SMS informando sobre as vazões diárias que iriam ocorrer na região”, explica.

O designer gráfico Fábio Hugo, morador da cidade de Boquim, utiliza esse serviço desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e órgãos de Defesa Civil já há alguns anos. Ele garante que fica sabendo com antecedência sobre possíveis ocorrências atípicas. “É um alívio, principalmente para aqueles que vivem em áreas de risco. Muito bom esse serviço de SMS com informações da Defesa Civil do Governo do Estado de Sergipe. Eu tenho recebido informações de grande relevância, fico prevenido e me sinto protegido”, afirma.

Passo a passo
Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, é só acessar o campo de mensagens (SMS) do celular e na indicação do destinatário incluir o número 40199. Em seguida, no corpo da mensagem, deverá ser colocado o CEP da região em que reside ou sobre a qual deseja obter informações. Após enviar a mensagem, em alguns segundos, o usuário receberá uma mensagem de confirmação.

Caso algum dado tenha sido digitado de maneira equivocada, o sistema informará o problema e será possível refazer o cadastro. Se precisar mudar de endereço, também poderá enviar para o número 40199 a mensagem ‘Sair’ e, em seguida, cadastrar o novo CEP. Além disso, o sistema permite que mais de um CEP seja cadastrado.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias