Instituto JCPM realiza curso de Libras com funcionários de shoppings

Publiciado em 26/09/2022 as 14:00

Com o objetivo de oferecer um atendimento cada vez mais inclusivo no shopping Jardins, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) realiza o terceiro curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) com funcionários dos empreendimentos. A inciativa conta com a participação de 30 colaboradores dos setores de atendimento ao cliente, segurança, serviços gerais e marketing.

As aulas semanais seguem até dezembro e foram planejadas com foco em situações cotidianas. O objetivo é inserir os funcionários no universo dos surdos, quebrar barreiras na comunicação e deixá-los mais seguros no momento do atendimento. “Os alunos saem sensibilizados em relação à importância da língua brasileira de sinais, conhecendo os cumprimentos básicos, sabendo orientar o cliente quanto à localização de lojas e outras solicitações frequentes no dia a dia”, explica a coordenadora de projetos sociais do IJCPM Aracaju, Paula Libório.

A primeira edição presencial do curso aconteceu no primeiro semestre e contou com a participação de 15 funcionários do Shopping Jardins. A atendente Tatiane Nascimento aproveitou a oportunidade de aprendizado e afirma que, agora, sente-se mais segura para recepcionar os clientes surdos. “O curso foi muito positivo. Aprendi sobre uma outra realidade, uma outra cultura mesmo. Os encontros contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional”, enfatiza.

Inclusão e socialização

Além das atividades voltadas aos colaboradores dos shoppings, o IJCPM realiza ações que buscam contribuir com a socialização e empregabilidade dos jovens surdos. Todos os cursos promovidos pelo Instituto contam com intérpretes de Libras e, neste semestre, acontece também o curso Comunica Mais, que visa potencializar a comunicação destes jovens a partir de demandas cotidianas e utilizando a língua portuguesa e outras formas de expressão.

“Hoje, cerca de 10% dos nossos alunos matriculados são surdos e frequentam aulas de Informática Básica e Inteligência Emocional, por exemplo. Nosso objetivo é quebrar barreiras e ampliar o repertório desses jovens. Muitos deles enfrentam dificuldades de comunicação na própria casa”, destaca Paula Libório.

Presente nos Estados de Sergipe, Pernambuco, Bahia e Ceará, o IJCPM é um dos braços sociais do Grupo JCPM, responsável pela governança de oito shoppings no Nordeste, incluindo o Jardins. O instituto atua elevando o potencial de empregabilidade e estimulando os crescimentos profissional e pessoal da juventude. As atividades são gratuitas e voltadas a estudantes ou ex-alunos do ensino médio de escolas públicas, com idade entre 16 e 24 anos.

 

Da Assessoria