Com pix, débito e crédito, Aracaju está vivendo evolução nas formas de pagamento da passagem de ônibus

Publiciado em 22/09/2022 as 14:30

Implementada há 15 anos na capital sergipana e sua Região Metropolitana e se modernizando desde então, o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte segue se renovando para facilitar a vida do passageiro de ônibus. Com a tecnologia usada não só pelas principais capitais brasileiras, como em destaque pelo mundo, o transporte público coletivo de Aracaju tem 85% dos seus usuários já utilizando diariamente o cartão eletrônico Mais Aracaju ao invés do dinheiro para pagar sua passagem no ônibus.

Por isso, o setor de Transporte tem investido através das empresas de ônibus e da Aracajucard em mecanismos mais modernos de recarga. Desde 2021, o passageiro tem a opção de fazer sua recarga pagando via cartão de crédito pelo Recarga Pay. E desde junho deste ano, já está disponível a recarga com pagamento em pix, débito ou crédito nos Terminais de Autoatendimentos (ATM) da PIU – localizados nos terminais DIA, Atalaia, Campus, e no CEAC da Rua do Turista.

Agora, o setor se prepara para em breve estar com novos equipamentos na catraca do ônibus, disponibilizando o pagamento via QR Code pelo celular, a biometria facial e a validação online – isto é, o passageiro poderá fazer sua compra via aplicativo e ser validada a recarga automaticamente ao encostar o cartão no equipamento da bilhetagem no veículo. É a tecnologia promovendo mais praticidade no transporte público.

A superintendente do Setransp, Raissa Cruz, assistiu o painel “A evolução dos sistemas inteligentes de transporte e meios de pagamento” no 35° Seminário da NTU, dia 10/08 em São Paulo, e também verificou nos stands na Feira da NTU no mesmo seminário oportunidades para atualizar ainda mais o sistema de bilhetagem do transporte em Aracaju. No entanto, foi constatado o que já era previsto: a capital já está acompanhando a evolução tecnológica.

“O sistema de transporte está desde 2019 ampliando sua rede de vendas através da Aracajucard, disponibilizando diversos formas de recarga para os usuários, e isso tem contribuído para com a preferência pelo cartão eletrônico ao invés do dinheiro da maioria dos passageiros, 85% da demanda. É mais prático e seguro. Mas o setor continua avançando e o próximo passo é a validação online, pagamento via QR Code e a identificação pela biometria, que facilitará principalmente para o acesso aos passageiros portadores de gratuidades que hoje acessam com o leitor da digital”,comentou Raissa Cruz.

LINHA DO TEMPO DA REDE DE VENDAS

Junho de 2022 – os terminais DIA, Atalaia, Campus, e o CEAC da Rua do Turista passaram a contar com novos Terminais de Autoatendimento (ATMS) da Piu com as opções de recarga também via crédito, débito e pix;

2022 – mais de 20 pontos da PIU foram estabelecidos em Farmácias do Povo para pagamento da recarga via dinheiro;

2021 – os usuários passaram através do aplicativo Recarga Pay com a opção de pagamento via crédito sem nenhuma taxa;

2020 – mais de 40 pontos de venda com agentes comerciais foram estabelecidos nos principais corredores e pontos de ônibus para pagamento da recarga via dinheiro;

2019 – 11 ATMs distribuídos pela cidade, especialmente nos terminais, passaram a atender os passageiros com pagamento da recarga via dinheiro;

2007 – no site aracajucard.com.br os passageiros passaram a realizar a recarga do cartão Mais Aracaju via boleto bancário. Uma opção que até hoje é utilizada principalmente para compra do Vale Transporte (cerca de 57% dos passageiros transportados são trabalhadores) e da Meia Passagem para estudante (cerca de 9% dos passageiros transportados são estudantes).

Fonte: Ascom Setransp