PMSE inicia etapa de sua transformação digital

Publiciado em 19/01/2022 as 10:48

Alguns órgãos públicos de Sergipe têm avançado em seu processo de transformação digital graças ao apoio do projeto Unit Digital SE, realizado por alunos dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Tiradentes (Unit) que integram o grupo de pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Em mais uma importante parceria firmada, uma nova fase do Projeto Digital SE será viabilizada, incluindo, desta vez, a Polícia Militar do Estado de Sergipe. Terá a participação de estudantes junto à corporação para a digitalização dos documentos e também atuação no desenvolvimento do software na instituição de ensino.

A ideia é começar esta nova fase ainda no início deste ano. “Os acadêmicos atuarão três dias no órgão e dois na Unit. Além de nos aproximarmos da PMSE, que é muito importante, vamos auxiliar no ponto de vista de transformação digital”, frisa o coordenador do projeto, professor Fábio Gomes Rocha.  

Assim, o projeto Unit Digital SE reforça o elo que tem se tornado ao longo de suas atividades, desde 2017, entre a academia e o mercado por meio da transformação digital de acervos de órgãos e instituições públicas.

"O intuito é desenvolver uma tecnologia e fazer essa transferência tecnológica. Com isso, trabalharemos o desenvolvimento de sistemas de gestão documental, auxiliando na evolução e na redução de papel. Com isso, atuaremos na melhoria do acesso à informação e na transparência dos dados”, declara.

Projeto Sergipe 2050

Ainda para 2022, também está previsto o Projeto Sergipe 2050 que contará também com a participação de seis estudantes da Universidade Tiradentes, por meio do Projeto Unit Digital SE. 

"Desenvolveremos um portal de informações estratégicas. Assim, todo o planejamento estratégico de Sergipe - para as empresas e para os órgãos públicos-, utilizará os recursos desse portal que faremos em parceria com a Secretaria de Governo do Estado”, explica Fábio Gomes.

“Com o portal, vamos montar um sistema que vai agregar dados e informações que permitirá aos empresários e gestores a obtenção de informações de forma mais rápida”, finaliza. 

 

Projeto Unit Digital SE

Órgãos como a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe já são atendidos pelo projeto de extensão da Unit.

Todo o processo de digitalização envolve técnicas de tipificação, organização e limpeza dos documentos. Em seguida, é criada a ferramenta de processamento e análise do conteúdo, elaboração do sistema de armazenamento e desenvolvimento da interface de acesso do usuário.

O projeto serve de referência para os demais órgãos públicos.

 

 

Da Assessoria/UNIT