Cadastramento no Portal e aplicativo da Saúde agilizam acesso a serviços do SUS em Aracaju

Publiciado em 22/01/2021 as 06:58
Com 4.730 usuários cadastrados desde o lançamento, o Portal da Saúde e o aplicativo “Mais Saúde Cidadão” são as plataformas lançadas pela Prefeitura de Aracaju que têm possibilitado o acesso virtual a diversos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde nas unidades básicas geridas pelo Município, incluindo o agendamento de consultas e a visualização do agendamento de exames. 
 
Entretanto, além desse total de pessoas já cadastradas, 1.719 tiveram suas solicitações invalidadas por apresentarem dados incompletos ou não anexarem a documentação solicitada de forma correta.  E para se cadastrar no Portal da Saúde, o usuário deve, primeiro, acessar o site da Prefeitura - www.aracaju.se.gov.br. Na página inicial, clicar no link “Portal da Saúde'' e, em seguida, em "Recadastramento".
 
“Esse recadastramento é feito para validar as informações dos usuários junto ao Sistema Único de Saúde. E quando não é feito da forma correta, acaba gerando uma incompatibilidade no momento da checagem das informações, o que torna o cadastro inválido. Por isso é muito importante que todas as informações sejam verdadeiras, para que a validação aconteça de maneira célere. O portal e o aplicativo vieram pra dar praticidade ao usuário, que ganha tempo e comodidade, além de otimizar o fluxo nas Unidades Básicas de Saúde” , destaca o técnico da Diretoria de Inteligência da Secretaria da Saúde de Aracaju, Maycon Souza Santana. 
 
Após a página inicial do Portal, o usuário será direcionado para o formulário, que deverá ser preenchido com os dados pessoais e onde também devem ser anexados os documentos de identificação com foto, além do comprovante de residência. As informações são encaminhadas para a Secretaria e devem ser validadas em até 30 dias. 
 
Com o cadastro validado e já tendo recebido a senha provisória (que poderá ser enviada via WhatsApp, email ou SMS, para os contatos fornecidos pelo próprio cidadão que preencheu a ficha), o usuário deve acessar o Portal da Saúde, no site, para o cadastramento de uma nova senha, que será a mesma para utilização do aplicativo. O login será sempre o CPF.
 
“Cada cadastro é individual, assim como a senha deve ser. Em caso de pessoas incapazes ou menores de 18 anos, pais ou responsáveis deverão realizar os cadastros e anexar corretamente a documentação solicitada, ficando automaticamente responsáveis pelos agendamentos dos procedimentos”, explica Maycon Santana. 
 
Serviço mais procurado
 
Ao acessar o portal, o usuário visualiza na tela inicial os serviços por categoria: Agendamento de Consulta, Carteira de Vacinação, Lista de Espera (consultas e exames), Visualização de Agendamento de Exames e Lista Pública de Espera de Pacientes (consultas, exames e procedimentos).
 
O serviço de agendamento de consulta está entre os mais procurados. Até o momento, 1.085 agendamentos já foram efetivados pelo site e pelo aplicativo. Ao clicar nessa categoria, o usuário abre uma nova página onde deverá selecionar as opções do serviço que deseja. 
 
Estão disponíveis três tipos de agendamento de consulta: consulta geral, que aparece como ‘consulta agendada’; ‘consulta à gestante’; e a opção ‘visita domiciliar’. Após a seleção de uma dessas opções, aparecerá automaticamente a UBS ao qual o cidadão está referenciado, e logo abaixo, a opção de selecionar por qual profissional ele deseja ser atendido. Esse mesmo passo a passo acontece no agendamento pelo aplicativo. 
 
Feita a escolha do profissional, o usuário é direcionado para uma nova página onde terá a opção de escolher o dia e horário que deseja receber atendimento na unidade. Caso o usuário precise mudar a data da consulta agendada, antes de solicitar uma nova data, ele deve solicitar o cancelamento. 
 
“Para cancelar, basta clicar na opção agendada, e quando abrir a janela de cancelamento, o usuário deve selecionar o motivo e confirmar”, explica o técnico da Diretoria de Inteligência da SMS. 
 
Demais serviços
 
No aplicativo, além dos referidos serviços, o usuário tem acesso a resultados de exames, ao registro dos medicamentos de uso contínuo e os que foram retirados na unidade de saúde, bem como poderá avaliar o atendimento recebido.