Coronavírus: SergipeTec produz máscaras de proteção facial em 3D

Publiciado em 26/03/2020 as 09:45

Pensando em auxiliar os profissionais de saúde de Sergipe, em decorrência do coronavírus (Covid-19), o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) está fazendo parte de um grupo de instituições e pessoas, que estão juntando esforços para a produção de máscaras de segurança em 3D (face shield) para distribuição gratuita em hospitais.

Segundo o gestor de estudos e projetos de inovação do SergipeTec, Marcelo Dósea, a máscara será para uso dos profissionais da área de saúde nos hospitais públicos do estado, em especial no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e Hospital Universitário (HU). "Hoje nós temos no Parque Tecnológico cinco impressoras 3D FDM, que atuam com filamento, para a confecção específica dessas máscaras. Iniciamos a produção na última segunda (23), e a confecção será doada para a Secretaria de Estado da Saúde, onde será realizada toda a parte de desinfecção desse material para, posteriormente, ser entregue aos hospitais públicos", explica.

O próprio SergipeTec está fazendo as impressões, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Regional (NuTEC). O Núcleo tem aporte financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e Comunicações (MCTIC), além de apoio do Governo do Estado. "Estamos produzindo mais de vinte máscaras por dia para entrega à Secretaria da Saúde. Nossa expectativa é iniciar a distribuição na quinta-feira, 26 de março”, finaliza Marcelo Dósea.

Da ASN