Planejamento garante avanços em infraestrutura e faz de Aracaju uma cidade resiliente

Publiciado em 03/01/2020 as 15:20

Ao longo dos últimos 12 meses, Aracaju vivenciou importantes transformações urbanísticas resultantes da execução do Planejamento Estratégico da atual gestão da Prefeitura, que, de forma intersetorial, também tem atuado para tornar a capital sergipana, cada vez mais, uma cidade resiliente.

A partir de ações planejadas, o principal município do Estado se transformou em um canteiro de obras, com projetos sendo executados em todas as regiões da cidade. Em 2019, a Prefeitura concluiu a infraestrutura dos loteamentos Pantanal, no bairro Inácio Barbosa, e Barroso, no bairro Farolândia, as avenidas Caçula Barreto e Dr. Tarcísio Daniel do Santos, no conjunto Augusto Franco, e a primeira etapa do Moema Mary.

Além das obras entregues pela gestão no ano passado, a capital sergipana iniciou 2020 com 34 outros projetos em execução, sobretudo na zona Norte da cidade, como as intervenções urbanísticas no Jardim Bahia, Guarujá, Japãozinho, Moema Mary, Jardim Indara, Santa Maria, Marivan, São Carlos, avenida Euclides Figueiredo, entre oturas obras, que têm levado mais dignidade e qualidade de vida a essas comunidades.

Mobilidade Urbana
Falar em infraestrutura é considerar, ainda, a mobilidade urbana, por isso, a Prefeitura iniciou as obras de construção de quatro importantes corredores transportes de Aracaju, no âmbito do Projeto de Mobilidade Urbana, que, a partir de um investimento de quase 50 milhões de reais, contempla os corredores Augusto Franco (7,5 km de extensão), Beira Mar (10 km de extensão), Centro/Jardins (11,5 km de extensão) e Hermes Fontes (7km de extensão).

As intervenções seguem as especificidades e as necessidades de cada um dos corredores e vão desde o recapeamento até a criação de ciclovias e de faixas exclusivas para o transporte público.

E a mobilidade urbana também é contemplada no Programa de Recapeamento Asfáltico. Lançado pela Prefeitura de Aracaju em 2017, a iniciativa já recuperou por completo diversas vias públicas da capital. Nos três anos da atual gestão, já foram recuperados cerca de 56 km de ruas e avenidas, nas quais foram aplicadas mais de 45 mil toneladas de asfalto. Somente em 2019, aproximadamente 25 km de vias receberam um novo pavimento asfáltico.

Integrando as ações de mobilidade, a Prefeitura entregou, em 2019, 30 novos ônibus do transporte público coletivo, resultado de um investimento R$9,2 milhões que beneficia mais de meio milhão de passageiros. Com trabalhos para desenvolvimento do sistema de transporte público, a gestão criou e ampliou itinerários de linhas de ônibus. Já foram estabelecidas 15 novas linhas de ônibus e quatro tiveram seus itinerários ampliados, ações que contribuem para a mobilidade urbana e ainda beneficiam a população de localidades que, antes, tinha dificuldade de acesso ao transporte público.

Intersetorialidade e resiliência
Em 2019, Aracaju vivenciou situações específicas que mobilizaram a gestão numa atuação intersetorial intensa. A primeira delas ocorreu nos meses de junho e julho, com as chuvas torrenciais. O segundo, no início do mês de outubro, com o desastre ambiental do derramamento de óleo no litoral da capital e de diversas localidades do Nordeste do país. A partir da integração das pastas, os problemas e prejuízos puderam ser sanados de forma otimizada.

No primeiro momento, a região mais afetada foi a do bairro Jabotiana, mais precisamente dos conjuntos Santa Lúcia e Sol Nascente. Nestas localidades, além da atuação voltada para diminuir os transtornos causados pela cheia do rio Vaza Barris, com trabalhos das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Prefeitura mobilizou as equipes das secretarias municipais da Assistência Social e da Educação (Semed) para prestar auxílio às famílias desabrigadas.

No segundo momento, a intersetorialidade voltou a ser acionada para monitorar, conter e limpar as manchas de óleo que atingiram a costa, num dano ambiental sem precedentes. As primeiras ocorrências foram registradas em outubro e até hoje as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Emsurb, Defesa Civil de Aracaju, além de órgãos e entidades parceiras, trabalham para avaliar e acompanhar a situação nas praias de Aracaju.

Da AAN