População do Santos Dumont aprova instalação de Ecoponto no bairro

Publiciado em 09/12/2019 as 11:56

“Tudo que vem de bom para o bairro a gente tem que abraçar. Eu que sugeri que fizesse nesse local, e estou feliz com a efetivação desse projeto”. A fala é de Enézio Luiz dos Santos, líder comunitário do bairro Santos Dumont e reflete a sensação dos moradores da região com o Ecoponto - Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos - que a Prefeitura instalou na localidade.

“Parabenizo a Prefeitura de Aracaju, que tem trabalhado de norte a sul, de leste a oeste, pois acabar com as lixeiras e promover a reciclagem dos resíduos é uma das ações que ele tem focado e que têm impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, completa Enézio.

Damião da Silva também mora no bairro, na travessa Jane Bonfim, onde está instalado o Ecoponto e considera a iniciativa uma melhoria significativa. “Porque o que acontece hoje, especialmente na praça, é a população fazer o descarte irregular do lixo, incluindo o material reciclável. Então, acredito que com um local específico, vai evitar isso”, ressalta.

Assim como Damião, Lucas dos Santos, também morador, considera a iniciativa importante e reconhece que a população tem papel fundamental para o sucesso dela. “É preciso se educar e buscar o local correto, principalmente aqui no bairro, que tem três pontos críticos descarte irregular. Espero que resolva e que a gestão continue realizando essas melhorias”, ressalta.

Maria Clara Alves dos Santos mora em frente à praça do bairro e já espera ver o local mais limpo e livre de resíduos a partir da implantação do Ecoponto. “É muito importante, porque as pessoas já se acostumaram a jogar esse tipo de resíduo lá. Sempre acontece e agora espero que não aconteça mais”, diz Maria Clara.

Este é o terceiro Ecoponto instalado pela Prefeitura de Aracaju: o primeiro foi implantado no bairro Industrial, zona Norte, como projeto piloto, em agosto de 2018. Desde a sua inauguração, o local tem registrado, mensalmente, uma média significativa de resíduos recolhidos, sendo da construção civil, volumosos e recicláveis. Até junho deste ano, a estação já recolheu 891,34 toneladas de resíduos da construção civil, 129,31 toneladas de volumosos e 3,20 toneladas de recicláveis.

A segunda unidade foi construída no bairro Coroa do Meio e inaugurada no último dia 2 de outubro. De lá para cá, foram recolhidas 73,84 toneladas de entulhos, 85 toneladas de volumosos e 10 toneladas de recicláveis. Além desses Ecopontos já entregues, uma quarta estação está sendo erguida no bairro 17 de Março.

Da AAN