Prefeitura e Energisa viabilizam a famílias de baixa renda desconto na conta de luz

Publiciado em 14/11/2019 as 17:12

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Aracaju estão sendo o ponto de acesso de aracajuanos de baixa renda ao projeto “Nossa Energia”, desenvolvido pelo Grupo Energisa, por meio de uma parceria com a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju, que garante desconto na conta de energia elétrica e distribui lâmpadas eficientes de LED.

Podem ter acesso ao benefício famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que estão inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e solicitar o cadastro da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Cada unidade consumidora residencial terá direito a, até, quatro lâmpadas e, para isso, basta o consumidor levar lâmpadas antigas incandescentes e fluorescentes e apresentar documentos como o RG, CPF, cartão do programa Bolsa Família e a conta de energia elétrica para realizar a troca e adquirir o desconto na próxima conta de luz. A solicitação do desconto passará por processo de avaliação.  

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica da Assistência Social de Aracaju, Carla Vanessa Dória, visto que os Cras já são uma porta de entrada para o acesso a programas e projetos sociais desenvolvidos pelo governo federal e municipal, o número de pessoas que terão acesso a esse benefício será ainda maior, assim como alertará a todos sobre o consumo consciente de energia elétrica.

“Esse projeto é articulado de forma direta com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e estão inscritas no Cadastro Único, no qual viabilizamos esse benefício por meio dos Cras da capital. Essa parceria é importante porque vai fazer com que não só os nossos usuários tenham acesso a esse direito, como todos aqueles que vivem naquela comunidade, para que possam garantir o desconto na conta de luz e recebam lâmpadas econômicas para que façam o uso mais racional de energia elétrica”, explicou.

A operação da atividade está sendo realizada pelo Instituto Efort, uma associação civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos nas áreas da energia, meio ambiente, recursos hídricos, tecnologia da informação e comunicação em parceria com empresas nacionais e internacionais. Em Sergipe, a organização atua através do Grupo Energisa.

Para o gerente de projetos do Instituto Efort, Allan Ranieri, a ação atende grande parte da população que tem direito ao benefício e está sendo viabilizado através da parceria com a gestão municipal. “Entendemos que os Cras atendem um grande número de pessoas carentes e por isso viemos até essas unidades para ter um ponto de apoio e realizar o cadastro para que mais famílias tivessem acesso ao benefício. O projeto visa combater o desperdício de energia elétrica nas comunidades de baixo poder aquisitivo por meio da substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes, que tem o consumo elevado de energia elétrica, por lâmpadas de LED, onde o gasto é bem menor, e também o desconto na conta de luz através do cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, podendo chegar até 65%. Essa parceria já está dando muito certo”, salientou Allan.

A cada semana, a equipe de atendimento permanecerá em um Cras de Aracaju, visitando assim, todos os 16 Centros da capital. A ação teve início no Cras Santa Maria e seguirá posteriormente para as outras unidades. O cronograma com os nomes dos próximos Cras que receberão o projeto ainda serão divulgados. O horário de atendimento inicia às 7h30 até 17h.

Da AAN