No Siqueira Campos, semáforos são alvos de vandalismo e furto de cabos

Publiciado em 04/11/2019 as 17:08

Neste final de semana, a fiação do semáforo localizado na avenida Augusto Franco com a avenida Mariano Salmeron foi furtada e danificada, causando prejuízos ao trânsito, à população e também aos cofres públicos. Cerca de 20 metros de fios foram furtados, segundo informações da equipe semafórica da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Os semáforos instalados nas vias públicas da capital são itens indispensáveis à organização do trânsito e controle na circulação de veículos, pedestres e bicicletas. No entanto, os cabos destes equipamentos têm sido alvo, constantemente, de furtos e vandalismos.

“Temos reforçado a estrutura dos semáforos mas, infelizmente, os equipamentos continuam sendo alvo de furto e vandalismo. E toda vez que isso acontece, os equipamentos param de funcionar e prejudicam o trânsito e, principalmente, a população. Nesta última ocorrência, por exemplo, os semáforos ficaram parados por cerca de 3h, pois a equipe semafórica precisou substituir o cabeamento. Além disso, os furtos geram prejuízo também para os cofres públicos, já que é preciso comprar ainda mais fiações”, afirma o superintendente da SMTT, Renato Telles.

Em 2018, mais de 1.300 metros de fios foram furtados de semáforos nas vias públicas de Aracaju. O superintendente da SMTT ressalta a importância de a população colaborar, denunciando este tipo de ação contra os semáforos da cidade.

“Pedimos a colaboração da população para que denuncie quando presenciar este tipo ação. Assim, a Guarda Municipal ou Polícia Militar poderá ir ao local verificar a ocorrência, podendo até impedir o furto”, adverte.

Denúncias
As denúncias devem ser feitas para a Polícia Militar pelo 190 ou Guarda Municipal pelo 153. A SMTT também pode ser avisada pelo Disque Trânsito – 118.

Da AAN