Servidores participam de cursos de formação de Pregoeiros e Técnicas em Compras

Publiciado em 09/08/2019 as 07:12

Termina nessa sexta-feira (09), os cursos de Formação de Pregoeiros e Técnicas em Compras oferecidos para os servidores públicos pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da Escola de Governo. O curso, iniciado desde o dia 5 deste mês, ocorre no auditório do Hotel Del Canto. 

Pela manhã, cerca de 50 servidores do estado participam das aulas de formação de pregoeiros, ministrado pelo especialista em direito tributário, empresarial e administrativo, o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Correia Teles.

O curso tem como objetivo dar maior transparência e agilidade às compras do governo, minimizando os custos para a Administração Pública e também para os fornecedores com os servidores recebendo os conhecimentos necessários à utilização da modalidade de licitação pregão.

O professor André Teles explica quais os principais pontos abordados nas aulas. “O curso faz uma atualização em termos de procedimentos administrativos; conhecimento nas áreas de impacto: operacional, licitatório, demandas de curiosidade; como trabalhar no ‘compras.net’; licitações pelo Banco do Brasil;  consultivo e  contencioso que acompanha o pré e pós lançamento do edital. São pontos essenciais para a área”.

“Essa formação vem para capacitar todos os servidores públicos que têm interesse na área de licitações, compras e pregões, e agrega muito no conhecimento do servidor, tanto de forma profissional como pessoal. Um aprendizado que se leva pra toda a vida.” É o que diz a servidora do Detran-SE, Maria Luiza Paixão.

O gerente geral de contratos centralizados da Sead, Ranieri Souza, fala sobre a experiência no curso. “Para nós, iniciantes no ramo público, é de extrema importância essa preparação para atuar nos processos do dia a dia e assim poder ajudar o estado a regularizar todas as demandas, com agentes capacitados para resolver todo tipo de situação que aparecer”.

Com relação ao curso vespertino sobre Técnicas em Compras, o também ministrador André também destaca a sua importância para o estado. “Na aula de técnicas em compras são abordadas as outras cinco modalidades de licitações que precisam de sagacidade e experiência para mexer com altos valores que são: concorrência, tomada de preço, convite, leilão e concurso. Essas modalidades, que mesmo representando apenas de 5% a 10% das licitações, movem até 80% do orçamento e por isso necessitam de uma atenção especial”.

Sobre os cursos oferecidos pela Escola do Governo o funcionário do setor da engenharia da CODISE, Áecio Posener enfatiza a necessidade de continuação. “A administração pública precisa de profissionais cada vez mais qualificados e preparados para a execução de serviços do dia a dia. Esse já é meu segundo curso pela FGV e espero pelos próximos”, disse.

A Escola de Governo segue com matrículas abertas para cursos em diversas áreas. Os servidores interessados devem fazer a inscrição através do portal da instituição - www.escola.se.gov.br.

Da ASN